sexta-feira, março 1, 2024
M de Mulher

Como melhorar a rotina de skincare após os 60 anos

Embora a idade traga sabedoria, paciência, conhecimento e uma maior capacidade de nos sentirmos confortáveis com nós mesmos, o medo de envelhecer sempre é uma preocupação, principalmente, em relação à aparência. Mudanças hormonais, genéticas e ambientais são alguns dos fatores responsáveis por desencadear notáveis transformações na pele.

Segundo Laura Chacon-Garbato, esteticista e diretora de Treinamentos Global de Produtos e Nutrição da Herbalife, o envelhecimento resulta na diminuição da produção de colágeno e elastina pela pele, o que contribui para o aparecimento de rugas e flacidez.

Com o avançar dos anos, a renovação celular tende a desacelerar, o que frequentemente deixa a pele com uma aparência mais áspera e sem brilho. Ela também produz menos óleos e torna-se mais delicada e fina, sendo mais suscetível a danos. Mas é possível ajudar mulheres na faixa dos 60 anos a aprimorar a rotina matinal de cuidados com estratégias simples e eficazes, que as ajudam a se sentir rejuvenescidas. “Envelhecer pode ser belo e motivo de orgulho para as mulheres, especialmente quando elas têm ferramentas que as ajudam a ter controle sobre isso”, coloca Laura. Confira as dicas:

1.    Faça limpeza suave

Pela manhã, use água morna (evite água quente) e um sabonete suave sem sulfatos para remover qualquer resíduo noturno sem retirar o óleo natural da pele. Opte por produtos que possuem compostos como aloe vera, que é conhecido por suas propriedades restauradoras e calmantes, que também ajudam a minimizar a secura da pele.

2.    Aplique séruns

Esses produtos fornecem hidratação adicional, fundamental para o envelhecimento da pele. Use séruns com vitaminas B3, C e E. As vitaminas C e E, juntamente com o betacaroteno, ajudam a neutralizar o efeito oxidativo dos radicais livres, moléculas que danificam o colágeno e fazem com que a pele seque e enrugue.

3.    Escolha um hidratante com proteção solar

À medida que envelhece, a pele fica mais fina e suscetível aos danos causados pela exposição aos raios UV. Por isso, é essencial aplicar um hidratante com proteção solar de amplo espectro, que protege tanto dos raios UVA quanto dos UVB. Esse cuidado não só protege a pele, mas também a hidrata, contribuindo para que fique mais macia e firme.

4.    Faça esfoliação duas vezes por semana

A renovação celular também se torna mais lenta com o envelhecimento, portanto, a esfoliação manual pode ajudar a ter uma pele saudável em minutos, removendo as células mortas superficiais e promovendo a renovação celular. Mas é importante usar produtos suaves, que tenham ingredientes como romã e frutas silvestres, e que sejam dermatologicamente testados para garantir segurança e eficácia.

Publicidade

5.    Consuma colágeno hidrolisado

Após os 20 anos, a produção de colágeno na pele diminuiu cerca de 1% ao ano. Durante a menopausa, essa taxa aumenta para cerca de 2%. Por isso, consumir colágeno hidrolisado atua de forma externa e interna no suporte da estrutura da pele ao estimular a produção de colágeno, apoiando a elasticidade e reduzindo a aparência das rugas. Procure produtos com estudos clínicos para validar as alegações e a eficácia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *