terça-feira, fevereiro 27, 2024
Saúde

Especialistas dão dicas de como se alimentar para curtir o Carnaval

O carnaval está chegando e, com ele, os blocos e as festas. Uma coisa que tem se tornado comum, principalmente com o calor, são desmaios e desidratação, além de doenças causadas por bactérias em alimentos, como a gastroenterite. Porém, segundo os especialistas Guilherme Berenhauser Leite, gastroenterologista, e a nutricionista Carol Caldas, é possível curtir a folia sem passar mal, e as principais dicas são: se alimentar bem, se hidratar e descansar bastante.

“Para os dias de folia, é importante estarmos preparados, iniciarmos os dias com um descanso adequado, com boas noites de sono, que vão ajudar a revitalizar o corpo e a mente e também, durante a continuação da folia, sempre prestar atenção na necessidade de descansar”, aconselha Guilherme Berenhauser Leite, que aproveita para frisar a importância de um vestuário confortável, escolhendo roupas leves e confortáveis.

Lembrando que no carnaval você acaba enfrentando o sol e o calor, e para isso também é fundamental a utilização de protetor solar para evitar queimaduras. “Durante a folia gastamos muita energia! Energia para o corpo é sinônimo de consumo de carboidratos, então para não ficarmos indispostos e ter hipoglicemia durante a folia, precisamos consumir boas fontes de carboidratos antes e depois do bloquinho”, explica a nutricionista Carol Caldas.

“Quanto à alimentação, opte por refeições leves, balanceadas, que vão lhe sustentar e dar energia para os longos. Priorize refeições leves, carboidratos, proteínas e vegetais que lhe deem energia para sustentar a folia e, fundamentalmente, hidratação, hidratar-se bem. A hidratação é fundamental para que, ao finalizar o carnaval, você esteja bem”, acrescenta o gastroenterologista.

A nutricionista aproveita para dar a dica: “Antes de ir ao bloquinho faça um sanduíche com pão integral, folhas, pasta de frango. Essa combinação traz tudo o que o nosso corpo precisa: um bom carboidrato, fibras para dar saciedade e proteína para compor nossa massa muscular e não sentirmos dores nas pernas. Após o bloco, pode comer comida mesmo: purê, salada e proteína”, afirma.

Além disso, para aqueles que costumam consumir bebida alcoólica, é importante intercalar água, bebida alcoólica e água, água e bebida alcoólica, e também se alimentar, antes do início da ingestão da bebida alcoólica e durante a ingestão. “Evite o jejum. E, se você ingerir bebida alcoólica, alimente-se bem, hidrate-se bem e, ao longo da noite ou dos dias de folia”, explica o médico. Carol Caldas também reforça a importância da água para não ficar desidratado e, também, evitar uma ressaca no dia seguinte. Seguindo essas dicas não tem como o carnaval não ser um momento de festa e diversão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *