sábado, março 2, 2024
M de Mulher

Saiba como fazer a higienização de pincéis e esponjas de maquiagem

Para o dia a dia ou para fazer sucesso em um grande evento, a maquiagem é uma etapa que faz toda a diferença na hora de produzir um look bacana. Mas, nem só da aparência agradável vive a nossa pele, e os cuidados diários para mantê-la saudável, mesmo nas camadas invisíveis, são essenciais.

Em 2023, uma pesquisa realizada por uma marca britânica de cosméticos apontou, após analisar pincéis e esponjas usados, que os itens sem higienização poderiam ser comparados a uma amostra colhida de um vaso sanitário. É assustador, mas é real!

Dermatologista e professora do curso de Medicina da Unic Beira Rio , a médica Vivian Galindo explica que não só a forma de limpeza dos equipamentos, como a frequência, são fatores importantíssimos para garantir que fungos e bactérias fiquem longe da pele. “Fazer uso de tais itens sem a devida higienização pode agravar quadros de acne e oleosidade, além do risco de causar infecções bacterianas na pele e conjuntivite”.

A médica ressalta que a limpeza dos pincéis influencia diretamente na saúde da pele, pois há acúmulo de sujeira e bactérias, agravando doenças pré-existentes, como dermatite seborreia e rosácea, por exemplo.

Como fazer a limpeza?

Para higienizá-los, misture num recipiente água morna e sabonete facial suave que pode ser substituído por shampoo neutro ou até cleansing oil;

Certifique-se de molhar apenas as partes indicadas, preservando as partes metálicas para não danificar o objeto;

Faça movimentos circulares com o pincel e enxague em água corrente. Deixe secar bem;

Confira o centro e a parte inferior das cerdas, esses espaços geralmente são como armadilhas e dão brechas para o acúmulo de bactérias;

Os itens devem ser guardados em locais frescos e arejados. Lugares úmidos podem ajudar a proliferar fungos;

Repita o processo a cada 15 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *