domingo, março 3, 2024
M de Mulher

Maquiagem para o Carnaval sem glitter? Sim, é possível

Sem dúvidas, o glitter é uma das estrelas principais do Carnaval. Mas, infelizmente, há quem prefira não usar esse tipo de material na maquiagem. Entre os principais motivos, estão:

  • Alergias ou desconforto causado pela textura áspera do glitter na pele;
  • Preocupações ambientais, já que o glitter é formado por partículas de microplástico;
  • Dificuldade de remover partícula por partícula de brilho após a festa;
  • Ou ainda, a dificuldade na hora de aplicar.

Mas não se procupe! É possível, sim, arrasar na folia usando uma maquiagem sem glitter. É o que garante Marcos Costa, maquiador oficial da Natura. Com a ajuda dele, o iG Delas selecionou dicas e inspirações para apostar em uma maquiagem de Carnaval sem glitter.

Antes de mais nada, Marcos Costa indica começar pela preparação da pele, usando um bom protetor solar, seguido de uma base com efeito matte e corretivo com alta cobertura para maior durabilidade no calor. Lembre-se que esse passo é muito importante para garantir um resultado satisfatório, com melhor acabamento e maior fixação dos produtos.

“Para os olhos, é possível optar por desenhos feitos com lápis, e aí vale flores, estrelas, riscos holográficos, riscos sem formas. Vale também usar delineador e fazer uma cara de ‘secos e molhados’, como Ney Matogrosso nos anos 70″, sugere Costa. E ainda: que tal usar iluminador em pontos estratégicos para trazer um “glow” à sua produção? Delineadores e batons coloridos são outras escolhas bacanas.

Inspiração de maquiagem abstrata para o Carnaval
Reprodução/Instagram/nikki_makeup

Inspiração de maquiagem abstrata para o Carnaval

Dicas de maquiagem para iniciantes

Para quem é marinheiro de primeira viagem, a sugestão é se jogar! “Começando pela preparação da pele e lembrando que ela pode ser feita usando a ponta dos dedos, uma esponja ou um pincel, de acordo com a necessidade. O língua de gato é o mais conhecido de todos, mas tem o pincel de fibras que também é ótimo, pois com ele é possível aplicar corretivo, blush e pó”, diz o maquiador.

“Após essa preparação, coloque bastante máscara de cílios, use um lápis colorido: verde, azul, preto, rosa e aplique em toda a pálpebra superior rente aos cílios superiores. ‘Mas e se eu não conseguir fazer perfeito?’. Não tem problema, é Carnaval! Faça um traço grosso e depois esfume com a ponta dos dedos ou com um pincel próprio para sombra. E se você sentir que a cor ficou mais apagada, reaplique para que fique mais intensa”, acrescenta ele.

Máscaras de cílios coloridas são uma outra pedida, já que garantem maior praticidade. Também é possível usar papel, que é sustentável, para fazer desenhos e colar na pele. “Basta recortar as formas de lua, estrela ou flor e colocar na pele com cola de cílios. É muito fácil: após finalizar a maquiagem, é só colar por cima do blush”.

Publicidade

Como usar sombras coloridas?

Maquiagem por Marcos Costa
Divulgação

Maquiagem por Marcos Costa

Quem prefere ficar longe do glitter neste Carnaval pode recorrer às sombras coloridas. Um dos problemas desta técnica, porém, é a pigmentação das cores, que nem sempre ficam como o desejado. Outra dificuldade é o risco de manchas…

“Não tem problema manchar nesse momento, afinal é Carnaval e fica lindo!”, dispara Marcos. Para quem quer se jogar nas sombras coloridas, a chave está na preparação. Você pode aplicar uma base líquida, primer ou corretivo na região e, depois, com o pincel ou a ponta dos dedos, aplicar a sombra na pálpebra dando batidinhas — nunca arrastando o pincel.

Esse segredo também vale para garantir a pigmentação. Além disso, é importante usar produtos que tenham uma alta transferência, mas caso não seja possível, é só umedecer o pincel ou o dedo e pressionar na sombra. Vale mencionar que sombras cintilantes podem ser uma alternativa para trazer brilho ao visual, sem precisar invocar o glitter.

Na sequência, Costa sugere usar muita máscara de cílios e um delineado preto para completar, o que segundo o maquiador da Natura, faz um contraste bacana com as sombras coloridas. Outra sugestão dele é investir em uma boca “espacial”, em tons de rosa metalizado. Por último, não se esqueça de utilizar uma bruma fixadora para que a maquiagem dure mais tempo durante a folia.

Inspirações de maquiagem sem glitter para o Carnaval

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *