sábado, março 2, 2024
Saúde

Veja dicas para ter um Carnaval com mais disposição e sem ressaca

Falta pouco para a data mais festiva do ano no Brasil, o Carnaval, que em 2024 começará no dia 10 de fevereiro. E, para aproveitar os quatro dias de folia, é preciso redobrar os cuidados com a saúde e o condicionamento do organismo. Elaine Dias JK, Phd em endocrinologia pela USP e metabologista, listou cinco recomendações que vão ajudar na disposição, mantendo o bem-estar durante todo o feriadão:

-Hidratação : é fundamental beber pelo menos 2 litros de água ao dia para evitar a desidratação. Caso ainda não seja hábito, comece alguns dias antes para que o metabolismo possa se adaptar. Qualquer mudança é sintomática e pode ter reação do organismo;

-Alimentação saudável : mantenha uma dieta equilibrada e evite alimentos gordurosos ou muito processados. Prefira opções ricas em vitaminas e minerais para ajudarem a fortalecer o sistema imunológico, aumentando a resistência a infecções e promovendo bem-estar;

-Descanso adequado : durma o suficiente antes do Carnaval para que o corpo esteja preparado para aproveitar a festa. A qualidade do sono é fundamental para a saúde, pelo menos de 7 a 8 horas por noite;

-Atividade física : seja ativo nos dias que antecede a folia, seja dançando ou caminhando, isso ajudará a manter a saúde e a energia durante o feriadão prolongado;

-Evite o consumo excessivo de álcool : o excesso geralmente afeta negativamente o metabolismo e gera mal-estar.

“Vale lembrar que esses cuidados são importantes para que possa desfrutar do Carnaval com energia, vivenciar uma experiência segura, agradável”, comenta Elaine.

Eduardo Rauen, médico do esporte, nutrólogo e cofundador da Liti, explica que é possível evitar os impactos na saúde e retomar a rotina após a folia. O segredo está em fazer boas escolhas durante a festa.

“Não adianta curtir como se não houvesse amanhã e depois buscar dietas radicais ou receitas de detox que prometem milagres e não servem para nada. O segredo está em aproveitar a festa sem esquecer alguns hábitos saudáveis e voltar para a rotina sem neuras”, afirma o especialista.

Para quem já tem planos para a folia e não quer se afastar da busca de uma vida mais saudável, Rauen dá seis orientações essenciais:

Hidratação em primeiro lugar : leve uma garrafa de água e intercale o consumo com outras bebidas para garantir uma hidratação adequada o tempo todo, principalmente em dias mais quentes.

Publicidade

Priorize uma alimentação equilibrada : se planeje para fazer refeições leves e nutritivas, com frutas, vegetais, proteínas magras e carboidratos complexos (como aveia, quinoa, batata-doce e pães integrais) que vão te ajudar a curtir a festa com energia.

Beba com moderação : o ideal é evitar o consumo de bebidas alcoólicas no Carnaval, mas caso vá beber, não esqueça da moderação. O excesso compromete a saúde e disposição, além de desidratar o corpo.

Lembre-se de descansar : o descanso é crucial para manter a saúde física e mental. Se possível, tire pequenas sonecas ao longo do dia para recarregar as energias e intercale noites de festa e de descanso.

Faça treinos rápidos e alongamentos : isso vai te ajudar a preparar seu corpo para a maratona de festas e se manter em movimento.

Planejamento sempre : se organize para garantir que suas escolhas durante o Carnaval estejam alinhadas com seus objetivos de saúde. Leve lanches saudáveis, tenha consciência de suas opções alimentares e evite situações que comprometam sua rotina saudável.

“É normal sair da rotina nos dias de curtição, mas quanto mais equilíbrio você tiver, mais fácil será para retomar a rotina do cotidiano, promovendo bem-estar e saúde a longo prazo”, finaliza Rauen.

Como lidar com a ressaca?

Em relação à ressaca, a médica metabologista Elaine Dias explica que ela é causada por uma combinação de fatores, incluindo desidratação, inflamação no cérebro e desequilíbrios químicos no corpo. “Alguns sintomas comuns incluem dor de cabeça, náusea, fadiga, dificuldade para se concentrar e sensibilidade à luz e ao som. Então, para evitar essa “fadiga” toda ou amenizar o mal-estar, temos algumas recomendações”, pontua Elaine. São elas:

-Beba água : mantenha-se hidratado antes, durante e depois de ingerir bebida alcoólica. Tente beber pelo menos um copo de água a cada hora de consumo de álcool;

-Coma antes de beber : comer uma refeição saudável vai ajudar a absorver o álcool de maneira mais lenta;

-Escolha bebidas de baixa concentração alcoólica : cervejas de baixa graduação alcoólica e vinhos brancos são menos propensos a causar ressaca do que bebidas com alta concentração de álcool, como destilados e vinhos tintos;

-Beba com moderação : limite a quantidade de álcool que você consome em uma sessão de bebidas, faça pausas ao longo da folia.

“São medidas que podem minimizar os sintomas. Porque, na verdade, a melhor maneira de evitar a ressaca é não consumir em excesso a bebida alcoólica. Beber com moderação é sempre a escolha mais segura e saudável”, finaliza a endocrinologista Elaine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *