sábado, março 2, 2024
Destaques

Arquidiocese de Porto Velho lança Campanha da Fraternidade 2024 com foco na amizade social

No próximo dia 14 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, a Arquidiocese de Porto Velho promoverá o lançamento da Campanha da Fraternidade 2024. O evento ocorrerá durante uma coletiva de imprensa, que contará com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Roque Paloschi, bem como representantes de instituições públicas e privadas que se dedicam a temas relacionados à campanha deste ano. A coletiva terá início às 9 horas da manhã e será realizada no Centro de Pastoral da Cúria Arquidiocesana.

Este ano é especial, pois marca o sexagésimo aniversário da mobilização da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil. Sob o tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), a campanha visa percorrer o caminho quaresmal em comunidade, com foco em três perspectivas fundamentais.

A primeira perspectiva é VER as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos e filhas de Deus. É um convite à reflexão sobre as diversas formas de conflito e desunião presentes na sociedade contemporânea, visando à sua superação e à construção de relações mais harmoniosas e fraternas.

Em seguida, a campanha propõe que nos deixemos ILUMINAR pelo Evangelho, que nos une como família e resgata o sentido das relações humanas, baseadas no respeito e na reciprocidade do bem comum. Neste sentido, é um convite para que a espiritualidade cristã inspire e oriente nossas ações em prol da construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Por fim, a terceira perspectiva da campanha é AGIR conforme a proposta quaresmal, esforçando-nos por uma mudança não apenas pessoal, mas também comunitária e social. É um convite para que cada indivíduo se empenhe na transformação de sua própria realidade e contribua para a construção de uma sociedade mais amiga, justa, fraterna e solidária. Como nos lembra o profeta Isaías: “Alarga o espaço da tua tenda, estende as cordas e firma as estacas” (Is 54,2), é necessário ampliar nossos horizontes e promover transformações significativas em nossa comunidade e sociedade.

Neste contexto, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2024 pela Arquidiocese de Porto Velho é uma oportunidade para que fiéis e membros da sociedade em geral se engajem em um período de reflexão, oração e ação em prol da promoção da fraternidade e da amizade social, valores fundamentais para a construção de um mundo mais justo, pacífico e solidário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *