terça-feira, abril 16, 2024
Saúde

Dor abdominal, inchaço e gases: conheça os sintomas da diverticulite

A diverticulite, ou doença diverticular, é uma inflamação que acontece em pontos do intestino grosso. A doença é caracterizada pelos divertículos, pequenas saliências que se formam na parede do órgão.

Ainda não existe uma causa definida para o surgimento dos divertículos, que estão presentes em aproximadamente 30% das pessoas acima de 50 anos e em 70% dos pacientes entre 80 e 90 anos.

No entanto, pesquisas recentes apontam que o desenvolvimento deles está associado ao envelhecimento, obesidade, falta de exercícios físicos e dieta pobre em fibras e água. Ter um parente com o problema de saúde também aumenta as chances de ser acometido pelo problema.

“Em muitos casos, a presença dessas estruturas é assintomática. O problema surge quando alguns pedaços de fezes se acumulam dentro delas, levando à proliferação de bactérias que geram infecção”, explica o cirurgião-geral André Augusto Pinto, da Clínica Gastro ABC.

Segundo ele, a diverticulite é bastante comum no mundo ocidental, com incidência estimada em um terço das pessoas acima dos 45 anos e 50% no grupo com mais de 80 anos.

Os principais sintomas da diverticulite são:

  • Náusea;
  • Dor abdominal, especialmente do lado esquerdo;
  • Alterações intestinais (diarreia ou prisão de ventre);
  • Sangue nas fezes;
  • Inchaço;
  • Gases.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *