terça-feira, abril 16, 2024
M de Mulher

Como adaptar a sua rotina de skincare para o verão? Veja dicas

Com o passar dos anos, a preocupação com os cuidados com a pele tem sido constante, tanto entre a geração mais jovem quanto entre a mais idosa, especialmente em épocas mais agressivas, como o verão, quando as ondas de calor têm um impacto maior no rosto. Um estudo online com 10 mil consumidores de 23 países, realizado pela Ipsos, líder global em pesquisa de mercado, revelou que 64% das pessoas mudaram suas rotinas de limpeza de pele após a chegada da Covid-19. Esse comportamento tornou-se ainda mais comum, com grande parte da população aumentando a quantidade de produtos na rotina de skincare.

A pele é o nosso maior órgão e tem como principal função a proteção do organismo, e, no verão, é essencial adotar cuidados especiais para prevenir danos causados pelos raios UV e outros fatores. “O uso do protetor solar precisa ser diário mesmo fora de estações quentes e, se possível, realizar limpeza de pele com profissionais da área com mais frequência para evitar danos maiores. Aqui na nossa rede recebemos alguns casos que se tivessem seguido uma rotina de skincare e procedimentos básicos, teriam sido evitados”, comenta Luzia Costa, CEO da rede de estética facial Sóbrancelhas.

Pensando em todos esses aspectos, Luzia Costa, especialista na área de estética, traz 6 cuidados essenciais para a pele no verão:

Protetor Solar: use o produto todos os dias, mesmo em dias em que o sol não aparecer. Escolha um produto com fator de proteção solar (FPS) adequado ao seu tipo de pele e aplique-o generosamente, reaplicando a cada duas horas, especialmente após nadar ou transpirar.

Hidratação: mantenha a pele bem hidratada, bebendo bastante água e usando cremes hidratantes. O sol e o calor podem ressecar a pele, então é importante repor a umidade perdida.

Evitar a exposição excessiva ao sol:  evite a exposição direta ao sol durante as horas mais intensas (10h às 16h). Busque sombras, use chapéus e roupas que cubram a maior parte do corpo para reduzir a exposição aos raios solares.

Cuidados pós-sol: em caso de exposição excessiva, utilize produtos pós-sol para acalmar a pele, como loções ou géis específicos. Evite coçar a pele irritada para prevenir possíveis infecções.

Proteção labial e ocular: não se esqueça de proteger os lábios com um protetor labial com FPS e os olhos com óculos de sol que bloqueiem os raios UVA e UVB.

Alimentação saudável: mantenha uma dieta rica em antioxidantes, vitaminas e minerais, que contribuem para a saúde da pele. Frutas, vegetais e alimentos ricos em água são especialmente benéficos.

Ao adotar esses cuidados, as pessoas podem aproveitar o verão de maneira mais segura, protegendo a saúde e a beleza da pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *