À medida que nos tornamos mais conscientes de nosso impacto no planeta, não é surpresa que os casais queiram refletir uma mentalidade ecológica no dia do casamento. O Pinterest relatou que as pesquisas por “ideias de casamentos sustentáveis” aumentaram 181% entre 2018 e 2019, enquanto a princesa Eugenie revelou que suas núpcias em outubro de 2018 não incluíram itens de plástico de uso único.

“Qualquer pessoa que esteve presente em um casamento entende a quantidade de resíduos gerados em um período muito curto de tempo”, disse Opi Kaur, fundadora da empresa de design de casamento ecológico Open the Door Events, à Vogue. “As pessoas estão se tornando mais conscientes de sua pegada de carbono em geral, portanto, ter um casamento sustentável atrai a todos”.

Do vestido de noiva às flores, a Vogue conversou com os especialistas sobre como você pode tornar o seu casamento o mais sustentável possível.

1. Vestido de casamento

Quando o assunto é vestido de noiva, as opções são diversas, inclusive comprar de marcas sustentáveis ​​como Stella McCartney ou Gabriela Hearst. A diretora de criação da Mother of Pearl, Amy Powney, lançou sua coleção de noivas depois de se esforçar para encontrar um vestido ecológico para o dia de seu casamento. “Definitivamente, houve muito progresso quando se trata de noivas sustentáveis”, diz Powney. “É ótimo ver mais opções amplamente disponíveis.”

Suas dicas para comprar um vestido de noiva sustentável? “Tente comprar um vestido com fibras naturais – de preferência orgânicas – e com uma marca que seja transparente sobre sua cadeia de suprimentos”, sugere ela, enquanto a compra de segunda mão é outra opção. “Muitas noivas estão optando por vestidos vintage”, acrescenta ela.

2. Vestidos das damas de honra

Procure por marcas de suas roupas locais que ofereçam transparência em toda a sua cadeia de suprimentos. Alugar é uma ótima opção para as damas de honra já que os vestidos provavelmente não serão usados ​​novamente.

3. Joalheria

As noivas estão cada vez mais pensando em joias éticas para o dia do casamento. “Você usará seus anéis de casamento pelo resto da vida”, diz Arabel Lebrusán, fundador da marca de joias éticas Lebrusan Studio. “Minha principal dica é olhar a história por trás da joia. Queremos saber mais sobre a cadeia de abastecimento, os materiais, quem a fez.”

Opte pelo comércio justo ou metais reciclados e garanta que os diamantes sejam minerados de forma ética. “As marcas devem fornecer credenciais ou certificação”, acrescenta Lebrusán. “Vendemos muitos diamantes canadenses porque as pedras canadenses vêm com uma garantia de origem [Canadamark™].”

4. Flores

Se você está pensando em uma decoração floral luxuosa para o dia do seu casamento, é importante considerar o impacto ambiental de suas flores. “A primeira pergunta deveria ser: ‘Você sabe de onde vêm as flores? Podemos usar flores que são cultivadas localmente sem pesticidas?’”, diz Jennifer Grove, fundadora da Repeat Roses, um serviço de floricultura com consciência social e ambiental usado para o chá de bebê da Duquesa de Sussex em fevereiro de 2019.

A espuma floral também deve ser evitada quando se trata de decorações ecológicas. “A espuma floral costumava ser importante para criar e manter a forma das flores, especialmente em espaços centrais”, explica Grove. “Mas é bom ver que as pessoas estão trabalhando com alternativas, porque você não pode reciclar a espuma floral.”

Enquanto isso, considere se as flores podem ser reaproveitadas durante o dia e depois. “Se os arranjos forem usados ​​na entrada, podemos reaproveitá-los [para] a pós-festa, por exemplo”, diz Grove. “[Depois do casamento], pegamos tudo de volta e dividimos grandes peças centrais em arranjos menores e os enviamos para pacientes em hospitais, lares de idosos, centros de tratamento de câncer – em qualquer lugar onde possamos realmente estender a vida das flores.”

5. Decorações

Minimizar o desperdício também é essencial quando se trata de decorações em geral. “A decoração deve ser usada para realçar um espaço e personalizá-lo”, diz Kaur. “Tudo o que é usado em nossos casamentos pode ser reutilizado, muitos de nossos tecidos foram comprados em segunda mão ou adquiridos de pequenas empresas independentes, [enquanto] nossas velas são feitas à mão com cera de abelha ou cera de soja.”

6. Comida

O plástico descartável é claramente um grande impedimento. Mas existem outras maneiras de reduzir o impacto ambiental, incluindo a compra de alimentos de fornecedores locais. “Eu faço a maioria dos meus casamentos com duas empresas de abastecimento de bebidas e comida que têm um contato muito próximo com seus fazendeiros, pescadores e padeiros”, diz Kaur. “Servimos menus 100% vegetais em nossos casamentos, com vinhos orgânicos naturais.”

A maneira como a refeição do seu casamento é preparada também pode ajudar a eliminar o desperdício de comida: “Servimos jantares de forma que que as pessoas possam escolher o que comem e deixar o que não querem para outra pessoa, [seja] após o casamento no próximo dia ou para ser levado a um banco de alimentos.”

7. Presentes

Ter uma política de “sem presentes físicos” é uma das maneiras mais fáceis de adotar uma abordagem mais consciente no dia do seu casamento. Se os convidados quiserem dar um presente, você pode pedir que compensem as emissões de carbono em suas viagens ou doem para uma instituição de caridade ambiental que tenha um impacto positivo no planeta.

Fonte: umsoplaneta