Produtores rurais do município de Brasiléia, na região do Alto Acre, se reuniram na tarde deste domingo para discutir o fortalecimento do setor produtivo com o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.
O encontro ocorreu na propriedade da produtora Laiz Rodrigues Bispo e de Markuedoubes de Souza Neto, localizada no Ramal do quilômetro 18 da Estrada do Pacífico, onde a família vive desde 1980 e trabalha com pecuária e produção agrícola.
No local, cerca de 50 famílias de produtores rurais vivem principalmente da pecuária e do cultivo de café e milho, atividades consideradas fundamentais para a economia da região.
Debate sobre desenvolvimento do setor produtivo
A reunião, chamada pelos organizadores de 1º Encontro dos Produtores Rurais de Brasiléia, reuniu lideranças da região interessadas em ouvir as propostas de Bocalom para o setor produtivo, caso dispute e vença uma eventual eleição para o governo do estado.
Entre as principais demandas apresentadas pelos produtores está a melhoria da logística e das estradas de acesso, consideradas essenciais para o escoamento da produção.
O microempresário Jorge da Fazenda destacou a necessidade de políticas públicas voltadas ao agronegócio.
“Precisamos de um governo que defenda a produção e o agronegócio. O Acre precisa crescer, e esse é o modelo que pode trazer riqueza para nossas famílias”, afirmou.
Esperança de desenvolvimento no campo
O produtor rural Raimundo Nonato de Souza, filho da proprietária da área onde ocorreu o encontro, afirmou acreditar no potencial do campo para impulsionar a economia do estado.
“Já está na hora de o Acre encontrar o caminho do desenvolvimento. Está mais do que provado que é o campo que pode proporcionar isso. Precisamos eleger um governador determinado a ajudar o homem do campo para que possamos trabalhar”, declarou.
Proposta de fortalecer o agronegócio
Durante a reunião, Bocalom agradeceu o convite e reforçou seu compromisso com o fortalecimento do setor produtivo.
Segundo ele, a valorização do homem do campo sempre foi uma das principais bandeiras de sua atuação política.
“Desde 1998 eu ando por essa região falando da importância de valorizar o homem do campo e de fazer do setor produtivo uma prioridade de governo. Em 2006 comecei a defender o programa Produzir para Empregar. Sempre disse: campo rico, cidade rica. Sonho em ser governador para trabalhar junto com os prefeitos e estabelecer, de fato, uma política agroindustrial para este estado”, afirmou.
O encontro terminou com a expectativa de novos debates sobre políticas públicas que incentivem a produção rural e fortaleçam o desenvolvimento econômico no Acre.














