Acre chega a 389 pacientes em tratamento de hanseníase; MP abre acompanhamento

Acre chega a 389 pacientes em tratamento de hanseníase; MP abre acompanhamento

publicidade

O Acre contabilizava 389 pessoas em tratamento ativo contra a hanseníase em 2 de setembro de 2026. O cenário levou o Ministério Público do Estado a abrir um procedimento administrativo para acompanhar a assistência aos pacientes.

Dados da Sesacre, consolidados a partir do Sinan, mostram que a prevalência passou de 0,37 caso por 10 mil habitantes em 2024 para 4,29 em setembro deste ano. Em 2024, eram 34 pacientes em tratamento; em 2025, 246.

Porto Walter apresentou o maior índice municipal: 12 casos por 10 mil habitantes. Na capital, havia 246 pessoas em tratamento.

O procedimento também aponta sinais de diagnóstico tardio e lacunas no planejamento de ações municipais. O acompanhamento terá duração inicial de um ano, com possibilidade de prorrogação.

Entre as providências previstas estão o envio das informações às promotorias dos municípios e uma reunião de alinhamento com TCE-AC, Sesacre e Morhan.

Imagem: Odair Leal/Secom.

#Destaque, #Acre, #Saúde, #Hanseníase

Fabio Azevedo — Amazônia Agora

Denúncias, sugestões de pauta e reclamações: WhatsApp (68) 99220-2644 • E-mail: [email protected]

Compartilhe essa Notícia

publicidade