Com o objetivo de atualizar os indicadores que irão valer a partir do próximo ano, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, participou em Brasília, nos dias 10 e 11 de maio, da Oficina para Revisão dos Indicadores do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde.

Oficina para Revisão dos Indicadores do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS). Foto: cedida

Além da atualização, também foram discutidos os regramentos desses indicadores e estabelecidas as normas para o monitoramento e avaliação, de modo a potencializar o aperfeiçoamento das ações de Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Foram definidas, ainda, metas que envolvem áreas estratégicas da Vigilância em Saúde, como: Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Dengue, Malária, Tuberculose e Hanseníase.

Conhecimentos irão potencializar resultados no Acre. Foto: cedida

O chefe do Departamento de Vigilância em Saúde no Acre, Gabriel Mesquita, destacou a importância do evento na melhoria da qualidade dos serviços prestados, além da potencialização de seus resultados:

“É um momento importante, onde foram definidos os novos indicadores que comporão o Programa de Qualificação da Vigilância em Saúde, de forma a qualificar os processos de trabalho e seus resultados, tanto dos municípios quanto dos estados.”