Afonso Fernandes anuncia avanço para quebrar monopólio aéreo na Amazônia e reduzir preço das passagens

afonso-fernandes-anuncia-avanco-para-quebrar-monopolio-aereo-na-amazonia-e-reduzir-preco-das-passagens
Afonso Fernandes anuncia avanço para quebrar monopólio aéreo na Amazônia e reduzir preço das passagens

publicidade

Deputado destaca projeto que pode permitir atuação de companhias do Peru e da Bolívia em voos regionais na Amazônia Legal

Durante a sessão desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, o deputado Afonso Fernandes utilizou a tribuna para prestar contas sobre os resultados da 2ª reunião ampliada do Parlamento Amazônico, realizada na semana passada em Manaus. Segundo o parlamentar, o encontro reuniu deputados e governadores da região para discutir soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelos estados da Amazônia Legal.

Entre os principais avanços do encontro, Fernandes destacou a assinatura de um protocolo de intenções de cooperação técnica entre o Parlamento Amazônico e o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal. O objetivo do acordo é fortalecer o diálogo entre os poderes Legislativo e Executivo dos estados amazônicos para buscar soluções conjuntas para problemas estruturais da região.

“Sabemos que temos inúmeros problemas para resolver. Então sugerimos elencar prioridades e ir solucionando um por um, trabalhando juntos, parlamentares e gestores do Executivo”, explicou.

Projeto busca ampliar concorrência aérea na Amazônia

Leia Também:  Câmara de Brasiléia abre trabalhos legislativos de 2026 com primeira sessão ordinária

O deputado destacou ainda o avanço de uma proposta que pode impactar diretamente o custo das passagens aéreas na região. Trata-se do Projeto de Lei nº 539, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes, que propõe a abertura do espaço aéreo da Amazônia Legal para que companhias aéreas de países vizinhos possam operar voos regionais.

Segundo Fernandes, o projeto já teve aprovado o regime de urgência na Câmara dos Deputados do Brasil, o que permite que a proposta vá diretamente para votação em plenário, sem necessidade de tramitação prévia pelas comissões.

A proposta permitiria que empresas aéreas do Peru e da Bolívia operassem rotas dentro da Amazônia Legal, utilizando aeroportos internacionais como os de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

De acordo com o parlamentar, a medida pode ampliar a concorrência no setor e contribuir para reduzir os preços das passagens, atualmente considerados elevados na região. “Hoje muitas vezes precisamos sair do Acre, ir até Brasília e depois retornar para Manaus para fazer um trajeto que deveria ser regional. Com mais companhias operando, teremos mais opções de voos e, consequentemente, passagens mais acessíveis”, afirmou.

Leia Também:  Comissão debate projeto da Unicamp sobre pesquisa e inovação no esporte; participe

Prestação de contas

Ao final do pronunciamento, o deputado agradeceu à mesa diretora da Assembleia pelo apoio à participação dos parlamentares acreanos nas reuniões do Parlamento Amazônico e destacou que agora será iniciada uma articulação junto às bancadas federais dos estados da região para garantir a aprovação da proposta.

A expectativa, segundo ele, é que a medida avance ainda este ano e contribua para melhorar a conectividade aérea entre os estados da Amazônia Legal. “Estamos trabalhando para que, muito em breve, possamos ver companhias do Peru e da Bolívia operando voos na nossa região, ajudando a quebrar o monopólio e facilitando a mobilidade na Amazônia”, concluiu.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

O post Afonso Fernandes anuncia avanço para quebrar monopólio aéreo na Amazônia e reduzir preço das passagens apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Compartilhe essa Notícia

publicidade