O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou nesta terça e quarta-feira (10 e 11) de uma agenda técnica no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
A visita fez parte de uma programação voltada ao fortalecimento das estratégias de prevenção, monitoramento e resposta a desastres climáticos nos municípios.
A agenda ocorreu a convite do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), por meio da presidente Dulcinéia Benício, e reuniu prefeitos de diversos municípios acreanos. O objetivo foi aproximar os gestores públicos de tecnologias, metodologias e plataformas de dados utilizadas no monitoramento ambiental e climático.
Durante a programação, os participantes acompanharam palestras e atividades técnicas sobre o funcionamento das Defesas Civis no Brasil, sistemas de alerta para desastres naturais e estratégias voltadas à construção de cidades mais resilientes.
A agenda também incluiu apresentações sobre o Programa Queimadas do INPE, além de visitas ao Programa de Monitoramento do Clima Espacial e ao Centro de Controle e Rastreio de Satélites, estruturas responsáveis pelo acompanhamento de fenômenos ambientais e pelo monitoramento de satélites brasileiros.
Segundo o prefeito Tião Bocalom, o intercâmbio com instituições científicas é fundamental para melhorar o planejamento e a tomada de decisões nos municípios.
“Foi um encontro muito importante aqui em São José dos Campos. Viemos a convite da presidente do TCE-AC, doutora Dulcinéia, e aprendemos muito sobre as mudanças climáticas. Temos muitos municípios que sofrem com enchentes em um período do ano e, em outro, enfrentam a seca. Por isso é fundamental buscar conhecimento técnico para sabermos como agir bem nos momentos de crise”, destacou.
Comitiva acreana
A comitiva de Rio Branco contou ainda com a presença do secretário municipal de Defesa Civil, Cláudio Falcão, e da secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Bittar.
Também participaram da agenda os prefeitos João Padeiro (Bujari), Olavinho Boiadeiro (Acrelândia), Jerry Correia (Assis Brasil), Rosana Gomes (Senador Guiomard) e Camilo da Silva (Plácido de Castro), além do vice-prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Mesquita, e do coordenador do Consórcio de Resíduos Sólidos do Acre, Emerson Leão.
Parceria institucional
De acordo com a presidente do TCE-AC, Dulcinéia Benício, a iniciativa foi realizada em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e reuniu 18 cientistas do INPE e do CEMADEN, que compartilharam conhecimentos técnicos com os gestores municipais.
“São profissionais muito bem preparados, que se dispuseram a doar seu tempo e sua experiência para fortalecer a capacidade dos prefeitos de responder positivamente às crises causadas por eventos climáticos”, destacou.
Segundo ela, além da troca de experiências, também foram apresentados materiais educativos e iniciativas de formação ambiental, ações consideradas fundamentais para ampliar a capacidade dos municípios de responder aos impactos provocados por eventos climáticos.
A participação na agenda reforça o compromisso da Prefeitura de Rio Branco em buscar conhecimento científico, inovação e cooperação institucional para fortalecer o planejamento urbano, a gestão de riscos e a proteção da população.











