Bolivianos fazem festa após vaga na repescagem da Copa de 2026

publicidade

Torcida lota estádio em La Paz e celebra chance de ir ao Mundial

Bolívia venceu o Brasil por 1 a 0 nesta terça-feira (09), em El Alto, e conquistou a vaga sul-americana na repescagem para a Copa do Mundo de 2026.

O gol da classificação foi marcado por Miguelito Terceros, de pênalti, aos 45 minutos do primeiro tempo, devolvendo à torcida a esperança de voltar a um mundial após três décadas. A equipe boliviana terminou a fase classificatória na oitava colocação.

Enquanto buscava o resultado em casa, a Bolívia também dependia do jogo entre Venezuela e Colômbia, em Maturín. Os venezuelanos chegaram a estar em vantagem, mas sofreram a virada e perderam por 6 a 3 para os colombianos.

O desfecho confirmou que além da vitória diante da seleção brasileira, a combinação de resultados garantiu o lugar na repescagem.

32 anos sem participar da Copa

O resultado mexeu com a memória do país. A Bolívia esteve em Copas apenas três vezes (1930, 1950 e 1994) e não disputava o torneio há 32 anos.

Agora, a classificação à repescagem reacende a esperança de repetir o feito de 1993, liderada por Marco Etcheverry, que levou a equipe ao mundial.

Leia Também:  Nadador de Recife tenta aumentar coleção de ouros nos Jubs

Milhares de torcedores, vestidos com as cores da bandeira da Bolívia, lotaram as arquibancadas e as ruas próximas ao estádio, a mais de 4.000 metros de altitude, segundo o portal El Deber.

O feito reacende lembranças da histórica vitória por 2 a 0 sobre o Brasil em 1993, no estádio Hernando Siles, quando a equipe protagonizou a primeira derrota da Seleção Brasileira em Eliminatórias. O resultado levou a Bolívia ao Mundial do ano seguinte.

Na campanha nos Estados Unidos, a Bolívia fez sua estreia contra a Alemanha e perdeu por 1 a 0. Depois empatou por 0 a 0 com a Coreia do Sul e marcou seu único gol em Copas no 3 a 1 diante da Espanha, com Erwin Sánchez.

Compartilhe essa Notícia

publicidade