O cenário de um acidente de trânsito com vítima fatal na Avenida Ceará, em Rio Branco, chamou a atenção de quem passava pelo local, na manhã desta terça-feira, 10. A ação era uma simulação realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A iniciativa faz parte da programação da Campanha Internacional de Conscientização no Trânsito, Maio Amarelo, no Acre.

A ação contou com a participação dos orientadores e agentes de trânsito do Detran/AC. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Durante a ação, carros e motocicletas simulando um acidente real, ficaram expostos em cima da rotatória, com cartazes levando mensagens impactantes sobre as consequências da imprudência no trânsito.

Segundo a presidente do Detran/AC, Taynara Martins, a simulação teve o objetivo de despertar a consciência da população.

“Temos tentado chamar a atenção de condutores, pedestres e ciclistas incansavelmente. Registramos em 2021 mais de 3.500 acidentes de trânsito. Por isso, pedimos a colaboração de todos, com a tomada de atitudes prudentes no trânsito”, afirmou.

O objetivo da ação foi de chamar a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes de trânsito. Foto: Eduardo Gomes/Detran

Segundo o coordenador do Samu, Pedro Pascoal, é melhor investir em prevenção: “Um dos pilares da rede de urgência e emergência é a prevenção. Temos que ter a consciência de que a vida está voltando ao normal. Estamos no término de uma pandemia e, com isso, percebendo um aumento no número de acidentes de trânsito. Aproveitando a campanha Maio Amarelo, queremos conscientizar a população.”

A programação do Maio Amarelo segue durante todo o mês, com ações na capital e no interior. Ainda nesta edição da campanha, o Detran pretende realizar uma segunda simulação de acidente real.

Leia mais: Durante simulação de acidente de trânsito, Samu presta assistência de emergência a bebê de 13 dias