banner gov 14.01

PF deflagra maior operação do ano contra o tráfico internacional de drogas e sequestra R$ 400 mi em bens

A Operação Enterprise é a maior operação do ano no combate à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e uma das maiores da história na apreensão de [...]

Por Francisco Fabiano em 23/11/2020 às 10:52:57

A Opera√ß√£o Enterprise é a maior opera√ß√£o do ano no combate à lavagem de dinheiro do tr√°fico de drogas e uma das maiores da história na apreens√£o de cocaína nos portos brasileiros, uma vez se tratar de uma organiza√ß√£o criminosa (ORCRIM) especializada no envio de cocaína para a Europa.

Dando sequência ao cumprimento da diretriz de desarticula√ß√£o patrimonial do crime organizado, est√£o sendo sequestrados aproximadamente 400 milh√Ķes de reais em bens do narcotr√°fico, sendo a maior opera√ß√£o do ano em sequestro patrimonial. Entre os bens est√£o aeronaves, imóveis e veículos de luxo.

A Opera√ß√£o Enterprise é considerada a maior da história em raz√£o de terem sido apreendidas durante a investiga√ß√£o cerca de 50 toneladas da droga nos portos do Brasil, da Europa e da √Āfrica.

Operação nesta segunda-feira РFoto PF

O esquema utilizado pelos criminosos consistia na lavagem de bens e ativos multimilion√°rios no Brasil e no exterior com uso de v√°rias interpostas pessoas (“laranjas”) e empresas fictícias, a fim de dar aparência lícita ao lucro do tr√°fico.

Em continuidade às a√ß√Ķes de coopera√ß√£o internacional, foram expedidas, ainda, difus√Ķes vermelhas na Interpol para a pris√£o de oito investigados que est√£o no exterior, bem como a identifica√ß√£o e sequestro de bens em outros países.

Nome da operação

O nome da opera√ß√£o Enterprise faz alus√£o à dimens√£o da organiza√ß√£o criminosa investigada, que atua como um grande empreendimento internacional na lavagem de dinheiro e exporta√ß√£o de cocaína, o que trouxe alto grau de complexidade à investiga√ß√£o policial.

Mais informa√ß√Ķes ser√£o repassadas pela PF nesta segunda-feira.

Veja imagens da operação cedidas pela PF:

Fonte: Banda B

Comunicar erro
banner aleac

Coment√°rios