banner gov 14.01

Governador solicita ao Dnit aprovação de projetos para diversas obras no Acre

Os pleitos incluem desde o anel viário de Brasileia à construção da ponte sobre o rio Juruá. O diretor do órgão disse que em março deverá sair edital referente à estrada que liga Cruzeiro do Sul a Pucallpa (Peru)

Por Francisco Fabiano em 12/01/2021 às 19:13:16

Gladson Cameli também aproveitou para antecipar pedido de apoio para a construção do viaduto em Rio Branco Foto: Diego Gurgel/Secom

Aprovação dos projetos referentes à construção do anel viário do município de Brasiléia, recuperação da BR 364 no trecho entre Rio Branco a Cruzeiro do Sul e construção da ponte sobre o rio Juruá com acesso ao município de Rodrigues Alves – que integra a estrada que liga Cruzeiro do Sul a Pucallpa, no Peru, e que concretizará a saída do Brasil para o pacífico por aquela região.

Aprovação dos projetos referentes à construção do anel viário do município de Brasiléia e recuperação da BR 364 no trecho entre Rio Branco a Cruzeiro do Sul foram alguns dos assuntos discutidos Foto: Diego Gurgel/Secom

Estas foram algumas das reivindicações feitas pelo governador Gladson Cameli ao diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, general Antônio Santos Filho, em reunião realizada nesta terça-feira, 12, em Brasília.

Gladson Cameli também aproveitou para antecipar pedido de apoio para a construção do viaduto em Rio Branco, na entrada da cidade, na chamada "Corrente", localizada na confluência entre a BR-364 e a BR-317, cujo anteprojeto, disse, será apresentado ao órgão dentro de uns 20 a 25 dias.


"Precisamos realizar essas obras que visam melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos acreanos e, ao mesmo tempo, geram emprego e renda que a nossa população tanto precisa", disse o governador.

O governador reconheceu e agradeceu "o apoio do governo federal e em especial ao Dnit nos pleitos do Acre", mas destacou a urgência nessas iniciativas. "Temos pressa porque o inverno amazônico é rigoroso e inviabiliza obras, nosso verão é curto e a logística é difícil", disse.

Pacífico

O diretor do Dnit garantiu apoio aos pedidos feitos pelo governador, afirmando que "nossos interesses são os mesmos" e adiantou que em março deverá ser publicado edital para licitação de projetos referentes às obras da estrada que ligará o município de Cruzeiro do Sul a Pucallpa, no Peru, que inclui a ponte sobre o rio Juruá, que dá acesso ao município de Rodrigues Alves.

O general lembrou, porém, que o Dnit tem recursos reduzidos e que precisa da garantia de recursos no orçamento com este objetivo. Conforme levantamento do órgão, por exemplo, a construção do anel viário de Brasileia e a ponte sobre o rio Juruá demandam R$ 5 milhões, cada.

Governador reconheceu e agradeceu "o apoio do governo federal e em especial ao Dnit nos pleitos do Acre", mas destacou a urgência nessas iniciativas Foto: Diego Gurgel/Secom

O governador disse que já está se mobilizando junto à bancada federal acreana visando a garantia de recursos por meio de emendas parlamentares para essas obras necessárias para o Estado.

A reunião também contou com a participação de equipes do Dnit em Brasília e no Acre – por meio de videoconferência -, além do procurador-geral do Estado, João Paulo Setti, que reforçou os apelos do governador quanto à necessidade das obras e seus impactos positivos para a geração de emprego.

"O Acre localiza-se em região de fronteira, enfrenta problemas de tráfico de drogas e os empregos gerados com essas obras darão perspectivas melhores para a população", disse o procurador no encontro que também contou com a participação do assessor técnico da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac), Francisco Wellington Castelo de Souza.

Comunicar erro
banner aleac

Comentários