Rio Acre se aproxima da cota de alerta e Defesa Civil de Rio Branco começa a construir boxes em abrigo

Por Francisco Fabiano em 18/01/2021 às 23:57:34

Rio Acre atingiu 11,74 metros na noite desta segunda-feira (18) e órg√£os come√ßam a colocar em a√ß√£o estratégias de enfrentamento a uma possível enchente. Rio Acre continua subindo e se aproxima da cota de alerta, que é 13,50 metros, em Rio Branco

Ana Paula Xavier/Rede Amazônica Acre

A Defesa Civil de Rio Branco decidiu iniciar a constru√ß√£o de 50 boxes no Parque de Exposi√ß√Ķes Wildy Viana, no Segundo Distrito, para receber as primeiras famílias que forem atingidas pelas √°guas do Rio Acre. No início da noite desta segunda-feira (18), o manancial atingiu 11,74 metros e se aproxima da cota de alerta, que 13,50 metros.

Nas últimas 48 horas, o rio subiu quase 2,5 metros na capital acreana. Ainda de acordo com os dados, no s√°bado (16), o manancial estava com 8,75 metros. J√° na medi√ß√£o de domingo (17), o nível estava em 10,13 metros, ou seja, em 24h o rio subiu mais de um metro.

Após ultrapassar a marca de 11,50 metros, a Defesa Civil Municipal se reuniu com representantes das secretarias de Zeladoria, de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semeia), Saúde (Semsa), Assistência Social e Casa Civil para discutir as estratégias para uma possível remo√ß√£o de moradores.

A reuni√£o ocorreu também durante a forte chuva que caiu na cidade no período da tarde. A tempestade causou alagamentos, enxurradas, quedas de √°rvores e de muros. Em três horas, choveu mais de 30 milímetros na capital acreana.

“Vamos iniciar a prepara√ß√£o do ambiente amanh√£ [ter√ßa,19], fazer a limpeza e desinfec√ß√£o para fazer a montagem dos boxes no parque de exposi√ß√Ķes. Vamos come√ßar com a constru√ß√£o de 50 boxes, porque tem um novo formado. Esses 50 v√£o valer pelos 100 boxes que eram construídos em outras épocas. Um box vale dois, vamos fazer com bastante espa√ßo e se necess√°rio for aumentamos o número”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, major Cl√°udio Falc√£o.

Montagem

O major explicou que após os 11,50 metros, os órg√£os ficam em alertas para iniciar as a√ß√Ķes de enfrentamento a uma possível enchente. Segundo ele, a antecipa√ß√£o das a√ß√Ķes foi um pedido do prefeito Ti√£o Bocalom.

“J√° ultrapassou a cota que o prefeito prop√Ķe, que é 11,50 metros. A cota de 12 metros é para iniciar todas as a√ß√Ķes, 13,50 metros é cota de alerta e 14 metros a de transbordo. A partir dos 12 metros até os 14 metros temos que deixar tudo pronta para eventual remo√ß√£o de famílias”, concluiu.

G1 em 1 minuto
Comunicar erro
aleac 04.02

Coment√°rios