Após chover 74 milímetros em 24h, via em Rio Branco fica alagada e trânsito é interrompido; veja vídeo

Por Francisco Fabiano em 24/01/2021 às 16:32:43

Entre o s√°bado (23) até às 6 horas deste domingo (24), de acordo com a Defesa Civil Municipal, choveu 148 mil√≠metros na capital acreana, Rio Branco. V√≠deo mostra via alagada após chuva em Rio Branco

A Via Chico Mendes, principal via do Segundo Distrito de Rio Branco, teve que ser parcialmente interditada na manh√£ deste domingo (24) porque ficou intrafeg√°vel por causa de um ponto de alagamento.

A rua ficou com um grande ponto de alagamento após ocorrer um alagamento no Ramal Bom Jesus, devido o Igarapé do Almo√ßo transbordar. O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Cl√°udio falc√£o, explicou que entre o s√°bado (23) até às 6 horas deste domingo (24), choveu 148 mil√≠metros em Rio Branco. Em apenas 24 horas, foram 74 mil√≠metros.

"O Igarapé do Almo√ßo vai escoando essa √°gua através da drenagem e vai alagando o que est√° abaixo que, no caso, é a Via Chico Mendes e o bairro Santa In√™s. Isso trouxe grande transtorno para o tr√Ęnsito e nós fizemos o isolamento para desviar o tr√Ęnsito e n√£o trazer nenhum risco para as pessoas", explicou.

Via ficou parcialmente interditada em Rio Branco

Divulgação/Defesa Civil

Nível do Rio Acre

O Rio Acre em Rio Branco subiu quase 2 metros, em 24 horas, devido às chuvas registradas neste final semana. Em apenas 24 horas, choveu 74 mil√≠metros. Na manh√£ deste domingo (24), o manancial chegou à cota de 10, 93 metros, na medi√ß√£o das 9h, enquanto que no s√°bado (23) a cota era de 8,96 metros.

"Estamos com a bacia do Rio Acre, toda ela em eleva√ß√£o, e est√° chovendo muito em Assis Brasil e Brasileia, e os afluentes também, o Riozinho do Rola est√° em eleva√ß√£o. Ent√£o, isso significa que a perspectiva é que aumente ainda mais o n√≠vel do rio", disse o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, major Claudio Falc√£o.

Por causa da quantidade de chuva que caiu, muitas casas chegaram a ficar alagadas em Rio Branco

Divulgação/Defesa Civil de Rio Branco

O coordenador afirmou que com esse n√≠vel do rio, a situa√ß√£o ainda n√£o é preocupante, por ainda estar mais de 2 metros abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 metros. O que tem causado transtornos, segundo o major, s√£o ocorr√™ncias de inunda√ß√£o de casas, deslizamento de terras e desmoronamentos de barrancos.

"O grande transtorno que estamos tendo n√£o é exatamente o rio. Tivemos desde ontem [s√°bado, 23], mil ocorr√™ncias devido às chuvas, porque choveu sexta [22], s√°bado [23] e domingo [24]. S√£o desbarrancamentos, deslizamento e removemos fam√≠lias que tiveram as casas alagadas", acrescentou.

O major explicou que estes alagamentos nas casa têm ocorrido com frequência devido a problemas na drenagem dos bueiros entupidos com lixo descartado de forma irregular.

"A chuva leva tudo isso para os bueiros, entope os bueiros e causa esse represamento. Outro ponto é impermeabiliza√ß√£o do solo, ou seja, muita gente construindo e colocando cal√ßadas, concretando seus quintais e n√£o tem pra onde a √°gua infiltrar na terra e solo saturado é outro fator também, e também ano passado alguns córregos n√£o tiveram manuten√ß√£o, ent√£o tivemos diversos fatores qie envolvem esses alagamentos que s√£o bem graves", explicou.

Duas fam√≠lias foram removidas de casa, nesse s√°bado e levadas para casa de familiares e aluguel social. Mas, foram registradas ocorr√™ncias também nos bairros Airton Sena, Praia do Amap√°, Santa Helena, ramal bom Jesus, Vitória, caladinho, Santa In√™s, Vila Acre, com 47 fam√≠lias atendidas com orienta√ß√Ķes e eleva√ß√£o de imóveis. 11 fam√≠lias devem ser retiradas neste domingo.
Comunicar erro
aleac 04.02

Coment√°rios