As obras de construção do novo Mercado Elias Mansour, no centro de Rio Branco (AC), seguem em ritmo acelerado e já apresentam avanços significativos, com implantação de estruturas fundamentais e execução de grandes etapas do projeto. Com investimento total estimado em cerca de R$ 30 milhões, o empreendimento municipal tem o potencial de se tornar um dos principais cartões postais da capital acreana e um
eixo de desenvolvimento urbano, econômico e turístico.
A ordem de serviço foi assinada em junho de 2024 e a previsão inicial de conclusão — para 2026 — está sendo mantida, apesar das dificuldades impostas pelo período chuvoso típico da região amazônica e outros desafios logísticos, como o transporte de materiais. Segundo a Prefeitura, a obra já ultrapassou 50 % de execução, e as equipes continuam trabalhando no cronograma previsto.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve no canteiro de obras nesta quinta feira (29) para acompanhar o andamento dos serviços. Ele ressaltou o impacto positivo da construção na geração de emprego e renda, destacando a presença de um grande número de trabalhadores no local.
“Eu estou vendo aqui a quantidade enorme de trabalhadores, isso me deixa feliz, significa que nós estamos gerando emprego, estamos gerando renda, e isso aqui vai ser uma obra que vai orgulhar o nosso povo de Rio Branco”, afirmou o gestor municipal.

O prefeito também observou que, mesmo com o ritmo de trabalho reduzido em alguns momentos devido às chuvas, os serviços não param e seguem dentro do fluxo normal do cronograma, conforme destacou também o engenheiro civil responsável pela obra, Matheus Oggioni.
“A gente tem a nossa previsão, por mais que o ritmo diminua um pouco, mas a gente não para. A intenção é sempre estar dando um andamento na obra pra poder continuar a serviço”, afirmou o engenheiro.
O projeto do novo mercado prevê estrutura moderna e acessível, com múltiplos pavimentos, espaços comerciais, áreas de circulação ampla e facilidades para feirantes e visitantes. Em fases anteriores da obra já foram implantados os pilares, vigas e concretagem dos primeiros pavimentos, além de áreas destinadas à circulação e serviços internos.
A obra integra uma agenda de investimentos estratégicos da Prefeitura de Rio Branco voltada à revitalização do centro da cidade, reforçando políticas públicas de infraestrutura, mobilidade urbana e atração de turismo. A modernização do Mercado Elias Mansour, assim como de outras obras de grande porte, reflete a intenção da gestão municipal de transformar pontos tradicionais da capital em espaços mais funcionais, atrativos e economicamente dinâmicos.








