Preços do açúcar seguem em queda com pressão do petróleo e expectativa de maior oferta

publicidade

As cotações do açúcar continuam em queda nas bolsas internacionais nesta sexta-feira (8), pressionadas principalmente pelas oscilações do petróleo e pelas perspectivas de aumento da oferta global da commodity.

Em Nova York, o contrato julho do açúcar bruto recuava 30 pontos, negociado a 14,51 cents de dólar por libra-peso. Na bolsa de Londres, o contrato agosto registrava queda de 350 pontos, cotado a US$ 428,40 por tonelada.

O mercado do açúcar vem ampliando as perdas registradas nas últimas sessões, com os preços atingindo mínimas de uma semana.

Queda do petróleo pressiona etanol

A desvalorização do açúcar acompanha o movimento do petróleo, que acumula queda superior a 8% nas últimas três sessões.

O recuo da energia reduz a competitividade do etanol frente aos combustíveis fósseis, diminuindo o incentivo para a produção do biocombustível pelas usinas brasileiras.

Segundo análise da Covrig Analytics, a queda nos preços do etanol já começa a alterar o mix de produção no Centro-Sul do Brasil, favorecendo o direcionamento da cana-de-açúcar para a fabricação de açúcar.

Leia Também:  Paranaense desafia gigantes do agro com tecnologia criada na adolescência

De acordo com a consultoria, o açúcar atualmente oferece rentabilidade entre 0,7 e 1 centavo de dólar por quilo acima do etanol.

Mercado segue pressionado pela oferta

Além da influência do petróleo, o mercado internacional do açúcar continua pressionado pelas expectativas de ampla oferta global e por sinais de demanda mais enfraquecida.

O cenário reforça o viés baixista das cotações internacionais, especialmente diante da perspectiva de maior disponibilidade da commodity ao longo da safra.

Compartilhe essa Notícia

publicidade