Quem passou pela Prefeitura de Rio Branco no período noturno, nesta quinta-feira, 12,  deve ter notado a predominância da cor roxa. A iluminação, é uma forma de apoiar o “Maio roxo”, mês dedicado ao alerta para doenças inflamatórias intestinais, assim como alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento para fibromialgia e o lúpus.

“Nós como Prefeitura Municipal de Rio Branco, aderimos a essa causa, colocando a iluminação da nossa prefeitura para chamar essa atenção, e além disso, já temos uma lei que estabelece a questão do dia da consciência, que é o 12 de maio, e também das prioridades desse paciente aos serviços públicos”, explica Valgerlângila Silva, responsável pela divisão de populações específicas na diretoria de Assistência à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Nas redes sociais da Associação Nacional de Fibromiálgicos e doenças correlacionadas é possível acompanhar, diversos edifícios em território nacional que adotaram a homenagem. Durante esta semana a Secretaria Municipal de Saúde ajudou a promover debates e palestras no intuito de difundir mais informações sobre o lúpus e a fibromialgia. A líder voluntária da Anfibro no Acre, fala sobre a importância de eventos como estes: “Eu tenho certeza que esse é o primeiro de muitos que virão, porque ajuda a dar visibilidade a nossa causa, traz a sociedade para os debates, assim como os parlamentares e os gestores”.

O pedido para a iluminação partiu do gabinete da vereadora Lene Petecão, que é uma apoiadora do movimento. A campanha faz parte do “Fibromialgia em Holofotes”. Lene, fala sobre a emoção em ver a iluminação da prefeitura: “Sou muito grata, tanto a vereadora que fez a solicitação, como ao prefeito que atendeu nosso pedido. Isso significa que a prefeitura de Rio Branco e o município estão dando voz a nossa luta, andando de mãos dadas conosco. Isso é histórico”, concluiu Lene Queiroz.