O prefeito Tião Bocalom esteve na manhã desta quarta-feira, 11, no Ramal Itucumã, nas proximidades da estrada de Senador Guiomard, acompanhado do secretário Municipal de Agropecuária (Seagro), Eracides Caetano e do diretor de ramais da Seagro, Francisco Roque.

A Secretaria está realizando um trabalho de raspagem de ramais e vai fazer o piçarramento e a colocação de bueiros, feitos de pneus.

A vantagem do pneu para o concreto é que passam caminhões pesados e não quebram, pois o pneu tem a flexibilidade. Serão usados 3 tipos de pneus nos ramais.

O Secretário Eracides Caetano, afirma que o benefício desse material é a retirada dele da cidade e que, parado, poderia estar acumulando água e consequentemente sendo criadouro para focos do mosquito da dengue. “O material tem durabilidade de pelo menos 100 anos e se não queimar pode durar bem mais e se passar caminhões pode ceder, mas logo volta ao normal, já a de alvenaria quebraria”, explica o secretário.

Francisco Roque, diretor de ramais da Seagro disse que nessa primeira etapa está sendo feita a raspagem e a limpeza. “Vamos entrar com a parte de drenagem, depois com a parte de levantamento de aterro das baixadas para que as águas não criem atoleiros e por último, seria a parte de piçarramento”, afirmou Francisco.

De acordo com Jhonson Albuquerque, morador do ramal, o local devia ter uns 50 centímetros de profundidade. “O volume de água de chuvas que vem é tão grande que, entra pro meu quintal e essa areia é água da chuva que traz. Isso desanimava todos os moradores”, revelou o morador.

O prefeito Tião Bocalom lamentou a desconfiança dos moradores e garante que será trabalhado algo em torno de 1200 a 1500 quilômetros de ramais, totalizando um investimento de R$ 15 milhões.

“É claro que não resolve 100% pode ter certeza, porque isso eu fiz em Acrelândia, então eu sei do que estou falando. Então eu trouxe exatamente o Eracides Caetano que é o secretário que está na agricultura e que tem experiência com ramais. É só uma questão de tempo para acreditarem novamente. Vamos cumprir o que prometemos, botar os ramais para rodarem de inverno a verão”, concluiu o gestor.

Foto: Felipe Freire/Assecom
Foto: Felipe Freire/Assecom
Foto: Felipe Freire/Assecom
Foto: Felipe Freire/Assecom
Foto: Felipe Freire/Assecom