O nível do Rio Juruá atingiu 13,85 metros na manhã desta quarta-feira (1º), em Cruzeiro do Sul, acendendo o alerta para novas remoções de famílias atingidas pela cheia.
Até o momento, três famílias da comunidade Boca do Moa e do bairro da Várzea já foram retiradas de suas casas e encaminhadas para a Escola Municipal Rita de Cássia, no bairro Cruzeirão. A previsão é que o local abrigue até sete famílias, e novas remoções devem ocorrer ao longo do dia.
Entre as 14 pessoas acolhidas, está uma mulher grávida. Todas receberam kits de limpeza, higiene, alimentação, além de acompanhamento social e atendimento de saúde.
O prefeito Zequinha Lima destacou que a cheia surpreendeu.
“É uma cheia que a gente não estava esperando para essa época. Normalmente ocorre entre janeiro e fevereiro, mas tivemos muitas chuvas nas cabeceiras e nos afluentes do Rio Juruá e isso se reflete diretamente aqui. Estamos com toda a equipe mobilizada no auxílio aos atingidos”, afirmou.
A secretária de Ação Social, Milca Santos, informou que equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) já estão atuando no abrigo em sistema de plantão.
“Estamos preparados para receber mais famílias, inclusive indígenas do bairro Cruzeirinho. Já solicitamos apoio financeiro do governo federal”, explicou.
📊 Histórico preocupa
De acordo com dados da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, a maior cheia da história recente do rio ocorreu em 2021, quando o nível chegou a 14,36 metros, deixando 259 famílias desabrigadas e distribuídas em 23 abrigos.
O portal Amazônia Agora acompanha a situação de perto e reforça o alerta para moradores de áreas ribeirinhas ficarem atentos ao nível do rio e às orientações das autoridades.
📲 Tem alguma denúncia, situação de risco ou precisa de ajuda na sua comunidade?
Fale com o Amazônia Agora pelo WhatsApp: (68) 99220-2644












