
Equipes realizam limpeza, controle de pragas e implantação de paisagismo em
diferentes pontos da capital
Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco estão intensificando
os trabalhos de manutenção e implantação de jardins em rotatórias, canteiros centrais
e outros espaços públicos da capital. Entre os locais atendidos estão a Avenida Ceará, a
Avenida Antônio da Rocha Viana e áreas próximas ao Horto Florestal.
Os serviços incluem retirada de plantas invasoras, limpeza, controle de pragas,
recuperação dos jardins e conservação das espécies utilizadas no paisagismo. Na
Avenida Ceará, por exemplo, os trabalhadores removem o mato para preservar o
amendoim forrageiro plantado nos canteiros.
De acordo com Renato Vieira, encarregado do paisagismo da Semeia, o trabalho é
realizado diariamente e atende diferentes regiões da cidade.
“Nós fazemos a implantação e a manutenção de jardins. Temos toda uma demanda de
limpeza e controle de pragas. São 52 rotatórias, além dos canteiros centrais da Avenida
Ceará, da Antônio da Rocha Viana e de vários outros espaços”, explicou.
As equipes também são mobilizadas para melhorar o paisagismo de escolas, unidades
de saúde e locais que receberão inaugurações ou eventos públicos.
“Sempre que é solicitado um trabalho de paisagismo em um colégio, posto de saúde
ou espaço onde haverá uma inauguração, nós vamos até o local e melhoramos o
ambiente, para que a população encontre um espaço mais agradável”, afirmou
Renato.
O encarregado destacou ainda que a atividade exige esforço físico e atenção
constante. Segundo ele, a retirada manual das plantas invasoras é necessária para
evitar que elas prejudiquem o desenvolvimento das espécies ornamentais.
“Às vezes, as pessoas veem os trabalhadores sentados no canteiro, mas é um serviço
pesado. Eles ficam curvados, retirando o mato com cuidado, para deixar somente o
amendoim forrageiro e manter o espaço mais bonito”, ressaltou.
Renato Vieira afirmou que o objetivo é dar continuidade às ações de arborização e
paisagismo desenvolvidas pela administração municipal, buscando tornar Rio Branco
uma cidade mais cuidada e florida.
“A orientação, desde a gestão do prefeito Tião Bocalom e agora com o prefeito Alysson
Bestene, é trabalhar para termos uma cidade cada vez melhor e mais florida. Estamos
batalhando para isso”, concluiu.













