O nível do Rio Acre voltou a subir de forma expressiva em Rio Branco, registrando um aumento de mais de 2,5 metros nas últimas 24 horas. Segundo dados da Defesa Civil, o manancial saltou de 5,21 metros para 7,72 metros na manhã desta sexta-feira, 10 de janeiro.
A forte elevação do nível do rio acendeu um alerta no órgão responsável pelo monitoramento. O coordenador da Defesa Civil em Rio Branco, Cláudio Falcão, destacou que não há uma cota considerada segura durante o período chuvoso.
“Eu sempre tenho dito que não temos cota segura neste período. A subida poderia até ter sido maior, já que em Capixaba subiu mais de três metros”, afirmou Falcão.
Risco de transbordamento
Falcão relembrou o ocorrido em 2023, quando o nível do Rio Acre subiu 6 metros em apenas 24 horas, ultrapassando a cota de transbordamento, que é de 14 metros.
“Naquele ano foram 6 metros em 24 horas, o que faria com que ultrapassemos a cota de transbordamento. O que venho sempre alertando todo mundo é que não há zona de conforto nesta época do ano,” reiterou o coordenador.
Plano de contingência
Nesta sexta-feira, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) fará a entrega formal do Parque de Exposições Wildy Viana para a Prefeitura de Rio Branco. O espaço será integrado ao Plano de Contingência, que visa atender à população em caso de enchentes na capital acreana.
Com o início do período de chuvas intensas, a Defesa Civil continua monitorando o nível do Rio Acre e pede atenção às comunidades ribeirinhas, que podem ser impactadas pela elevação do rio. A população é orientada a se manter informada e preparada para eventuais evacuações.