Polícia Civil alerta para o “Golpe da Facção” durante crise de violência em Rondônia

A Polícia Civil de Rondônia emitiu um alerta à população sobre um novo golpe que tem se disseminado através de aplicativos de mensagens em meio à onda de violência que afeta o estado. Conhecido como “Golpe da Facção”, o esquema envolve criminosos que se passam por membros de facções criminosas para extorquir dinheiro de suas vítimas por meio de ameaças.

Segundo as investigações, os golpistas entram em contato com as vítimas, enviando mensagens ou realizando ligações nas quais proferem ameaças graves contra suas vidas, caso os valores exigidos não sejam pagos. Para aumentar a intimidação, os criminosos frequentemente utilizam informações pessoais das vítimas, como nomes e endereços, alegando que monitoram seus passos.

A Polícia Civil orienta que, ao receber esse tipo de mensagem ou ligação, a vítima deve evitar compartilhar qualquer informação pessoal, bloquear imediatamente o contato e registrar um boletim de ocorrência para que as autoridades possam investigar o caso.

O alerta reforça a necessidade de cautela ao lidar com números desconhecidos e ao compartilhar dados pessoais em ambientes digitais, especialmente durante um momento de vulnerabilidade na segurança pública do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *