Devido à subida do Rio Caeté, a balsa do Deracre, sob responsabilidade do Dnit, se soltou de sua ancoragem e foi levada cerca de 4 quilômetros rio abaixo. Ela foi localizada na manhã desta terça-feira, 28, por uma equipe do Dnit e pelo Corpo de Bombeiros.
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, informou ao ac24horas que a balsa foi rebocada e está agora no porto, na BR-364.
“Com a elevação do nível do rio, a balsa se soltou e desceu, mas já foi recuperada e está no porto. Já tivemos uma situação semelhante em Xapuri”, explicou Sula Ximenes.
O superintendente do Dnit no Acre, Ricardo Araújo, afirmou que a balsa foi encontrada, amarrada e será trazida de volta na quarta-feira, 29.
“O nível do rio subiu bastante e a balsa se desprendeu. Mas já a recuperamos, está amarrada e vamos trazê-la de volta. Ela percorreu cerca de 4 km”, relatou Araújo.
A balsa, com 6 metros de largura e 15 metros de comprimento, foi colocada no local no domingo, 26, para apoiar a balsa do Dnit na travessia de veículos sobre o Rio Caeté. A variação do nível da água tem dificultado a conclusão da rampa de atracagem da balsa do Dnit, e por enquanto, a travessia dos veículos é feita pela ponte, apesar de estar condenada.