Em uma reunião realizada na noite de quarta-feira (29), na sede da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul, o superintendente do Dnit no Acre, Ricardo Araújo, anunciou que a ponte sobre o Rio Caeté, na BR-364, não será mais demolida, como havia sido inicialmente planejado. Araújo explicou que, em vez de demolir a estrutura, os pilares que apresentam movimento serão removidos, e a ponte será ampliada e modernizada, adotando o modelo estaiada, semelhante às outras pontes da BR-364.
A estrutura será expandida de 210 metros para 360 metros, com a construção de duas torres em cima da ponte. A obra será viabilizada por meio de uma licitação integrada, que incluirá o projeto básico, executivo e a execução da obra. A previsão é que os primeiros passos da construção comecem em julho, com a escavação dos tubulões. Durante o período de obras, a passagem de veículos será monitorada, com os carros e ônibus podendo continuar utilizando a ponte, enquanto os caminhões passarão por baixo, até o mês de maio, quando o nível do rio baixar.
A preocupação sobre a logística de transporte de mercadorias foi expressada por Jairo Bandeira, presidente da Associação Comercial, mas ele acredita que as medidas adotadas pelo Dnit e pelo governo garantirão que o abastecimento da região continue sem grandes problemas. O prefeito Zequinha Lima ressaltou a importância dos esclarecimentos para os gestores do Vale do Juruá, e o deputado federal Zezinho Barbary reforçou a necessidade de garantir recursos para a recuperação da ponte, visando tanto a segurança das pessoas quanto a continuidade do transporte de mercadorias para a região.
As pontes estaiadas, como as de Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, são sustentadas por cabos que partem de torres ou postes, formando um padrão de cabos em forma de leque ou linhas paralelas.