Rio Abunã Atinge Cota de Transbordamento em Plácido de Castro e Prefeito Realiza Vistorias em Áreas Afetadas

O Rio Abunã, localizado no município de Plácido de Castro, atingiu nesta quinta-feira (27) a marca de transbordamento, com nível de 12,55 metros. De acordo com a Defesa Civil Municipal, a medição realizada às 6h registrou 12,58 metros, e, às 9h, o nível foi ajustado para 12,55 metros, apresentando uma leve redução, mas ainda mantendo-se acima da cota de transbordamento.

A prefeitura informou que realizou vistorias em várias áreas afetadas, tanto na zona urbana quanto na rural, incluindo o ramal da Maloca, a margem do Rio Abunã, Beco do Catiba (bairro Magrão), bairro Thaumaturgo e nos abrigos preparados para receber possíveis desalojados caso a situação piore.

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo Especial de Apoio e Atuação para Prevenção e Resposta a Situações de Emergência ou Estado de Calamidade (GPRD), está monitorando a situação. O promotor de Justiça Lucivan Nery visitou locais vulneráveis e a escola designada para abrigar as famílias desalojadas.

“Fui informado sobre a elevação dos rios e igarapés, que já haviam ultrapassado a cota de transbordamento. Acionei imediatamente a Defesa Civil, a Assistência Social e outras equipes municipais para atender as pessoas afetadas. Juntamente com essas equipes, visitamos a escola que servirá como abrigo e identificamos as áreas que podem ser impactadas”, afirmou o promotor.

Até o momento, a prefeitura ainda não confirmou se há famílias desalojadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *