Rio Acre ultrapassa cota de transbordamento e Defesa Civil intensifica remoção de famílias em áreas afetadas

O Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento e, na manhã desta segunda-feira (10), alcançou 14,09 metros. De acordo com a Defesa Civil de Rio Branco, espera-se que o nível das águas continue a subir nos próximos dias, com uma nova intensificação prevista para o dia 17 de março.

O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel Cláudio Falcão, explicou que a principal preocupação é a continuidade das chuvas nas regiões acima da capital. “Esperávamos que a quantidade de chuva diminuísse no Alto Acre esta semana, mas essa redução não está prevista para a área acima de Rio Branco. Aqui na capital, as chuvas devem persistir, e a partir do dia 17, o rio pode aumentar ainda mais”, disse Falcão.

Em resposta à situação, as equipes da Defesa Civil e da Prefeitura de Rio Branco já estão realizando a remoção das famílias que vivem em áreas afetadas. Até o momento, 30 pessoas, indígenas que viviam no bairro da Base, estão abrigadas em uma escola no bairro 15. Além disso, 15 famílias já pediram remoção, e outras podem ser evacuadas nos próximos dias.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacou que a gestão municipal está preparada para enfrentar a situação, com o apoio do governo estadual e de órgãos como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estadual.

“Já passamos por quatro alagações e sabemos o sofrimento das pessoas. Estamos trabalhando para minimizar os impactos, mas a solução definitiva virá quando conseguirmos remover as famílias que vivem entre os 14 e 15 metros do nível do rio”, afirmou Bocalom.

Para abrigar os desalojados, a prefeitura acelerou a construção de abrigos no Parque de Exposições Wildy Viana, que, inicialmente, deve receber até 30 famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *