Defesa Civil de Rio Branco prevê que Rio Acre atinja 15 metros e agrave situação das famílias afetadas

O tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador municipal da Defesa Civil de Rio Branco, afirmou nesta quinta-feira, 13, que o nível do Rio Acre pode alcançar os 15 metros até o final de semana, o que agravaria ainda mais a situação das famílias afetadas pela alagação. A declaração foi feita durante uma visita ao Parque de Exposições Wildy Viana, local que já está sendo preparado pela prefeitura para receber as famílias desalojadas.

De acordo com Falcão, 700 famílias já estão sendo impactadas pela cheia na cidade, com 18 delas abrigadas sob assistência da Secretaria Municipal de Assistência Social. Caso o nível do rio atinja a marca de 15 metros, o número de famílias afetadas pode aumentar para cerca de 3 mil, incluindo tanto a área urbana quanto rural.

“Atualmente, temos cerca de 700 famílias atingidas, e 18 já estão em abrigos. Caso o rio alcance os 15 metros, podemos ter até 3 mil famílias afetadas, e esse número deve crescer à medida que o nível do rio subir. Até o fim de semana, esperamos que o rio atinja essa marca, já que atualmente está em 14,37 metros. A previsão é que o aumento continue até sexta-feira”, afirmou Falcão.

O coordenador também explicou que a cidade possui atualmente cinco abrigos oficiais, sendo quatro em escolas e um no Parque de Exposições. No entanto, para evitar impactos no ano letivo, todas as famílias abrigadas nas escolas serão transferidas para o Parque de Exposições nos próximos dias.

“Vamos transferir todas as famílias para o Parque de Exposições com o apoio do prefeito Bocalom, para liberar as escolas e evitar prejuízos ao ano letivo”, destacou.

Falcão ainda alertou que, caso a enchente continue a se agravar, a interrupção das aulas pode ser inevitável. A mobilização para a transferência das famílias já está em andamento.

“Se a situação piorar, mesmo com as escolas desocupadas, pode ser necessário interromper as aulas. No entanto, estamos trabalhando para centralizar todas as famílias no Parque de Exposições, que tem capacidade para até 5 mil pessoas”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *