O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB) divulgou uma nota na noite de segunda-feira (17), detalhando a capacidade de abastecimento da cidade após a retomada parcial do fornecimento de água no último sábado (15).
Segundo o comunicado, em menos de 48 horas após a normalização do sistema, o SAERB já está captando 1.410 litros por segundo nas Estações de Tratamento de Água (ETA 1 e ETA 2), com expectativa de alcançar mais de 1.500 litros por segundo até quinta-feira (20).
A nota esclarece que os bairros ainda sem abastecimento receberão água ao longo do dia, mas que há dificuldades em algumas áreas, especialmente no Calafate. Durante a primeira fase do abastecimento, o sistema não conseguiu atender a todos devido à necessidade de saturar as redes. O SAERB prevê que, para normalizar totalmente o fornecimento, serão necessários de 2 a 3 ciclos de abastecimento.
O diretor-presidente do SAERB, Enoque Pereira, explicou que os ciclos variam de acordo com a rotina de abastecimento de cada área. Em locais com fornecimento contínuo, a pressurização da rede é mais rápida. Já em áreas com abastecimento intermitente, o processo pode levar mais tempo, dependendo da frequência de fornecimento.
Atualmente, as áreas em abastecimento incluem a parte baixa da Regional do Centro, a parte alta da cidade, São Francisco, o Segundo Distrito e o CR Bem-Te-Vi. A nota também ressalta a importância do uso responsável da água e recomenda a instalação de boias nas caixas d’água para evitar desperdícios.