Transporte escolar fluvial em Tarauacá é suspenso devido a alegações de atraso de pagamento, afirma SEE

A partir desta segunda-feira, 24, os estudantes das áreas ribeirinhas e rurais de Tarauacá que dependem de barcos para chegar às escolas podem perder aulas. Os barqueiros das empresas Suply Soluções em Tecnologias & Transporte LTDA e LOACRE – LOCADORA COMÉRCIO E REPRESENTAÇÃO, responsáveis pelo transporte escolar na região, anunciaram a suspensão das atividades no final de semana.

Eles justificam a interrupção devido ao atraso no pagamento do aluguel dos barcos e afirmam que o serviço só será retomado após o pagamento do débito por parte da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Por outro lado, a SEE informou que não há pendências financeiras relacionadas ao transporte escolar fluvial em Tarauacá.

“Não existe nenhuma pendência financeira da administração pública estadual com as empresas contratadas para esse serviço”, declarou a nota da secretaria.

A Secretaria de Educação esclareceu ainda que as empresas responsáveis pelos trajetos na cidade receberam os pagamentos de forma regular, com base nas medições atestadas e aprovadas conforme os contratos estabelecidos.

Na nota, o secretário de Educação, Aberson Carvalho de Sousa, destacou que, como não há débitos em aberto ou medições pendentes, a paralisação do serviço sem justificativa contratual caracteriza descumprimento do acordo e levará à tomada imediata de ações legais e administrativas para proteger o interesse público e garantir o direito à educação.

“A SEE segue monitorando a execução dos contratos e mantém diálogo constante com as empresas responsáveis, com o objetivo de garantir o funcionamento adequado do transporte escolar e o direito dos estudantes da zona rural ao acesso à educação. A Secretaria reitera seu compromisso com a legalidade, a gestão responsável dos recursos públicos e com a oferta de uma educação pública de qualidade para todos os municípios e comunidades do estado”, finaliza o documento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *