Fabiano Azevedo do Site Amazônia Agora
A Secretaria de Educação de Roraima deflagrou, nesta quinta-feira (10), a “Operação Rota Limpa”, que resultou no flagrante de servidores públicos envolvidos no desvio de merenda escolar. A ação teve como alvo o setor de transporte da própria secretaria e culminou na apreensão de mais de 200 quilos de alimentos que seriam destinados às escolas da rede pública estadual.
Durante a operação, equipes de fiscalização identificaram oito caixas de frango (cerca de 96 quilos) e cinco caixas de carne bovina (aproximadamente 100 quilos) sendo descarregadas em uma residência particular. O flagrante ocorreu após inconsistências nos registros de entrada e saída de alimentos no sistema de distribuição levantarem suspeitas.
Segundo a secretaria, as rotas feitas pelos caminhões de transporte não coincidiam com os itinerários oficialmente registrados. Diante das irregularidades, a equipe passou a monitorar as entregas, o que possibilitou o flagrante do desvio em tempo real. Um dos caminhões foi interceptado descarregando os alimentos em um imóvel particular, momento em que a Polícia Civil foi acionada e confirmou o crime.
Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, houve tentativa de fuga por parte dos envolvidos, mas os servidores foram interceptados. O motorista do caminhão e outro funcionário do setor de transporte são os principais suspeitos de envolvimento direto no esquema.
A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar o caso e investigar a participação de outros possíveis envolvidos. A residência onde os alimentos foram descarregados também será alvo de investigação, por suspeita de receptação de bens públicos.
A Secretaria de Educação afirmou que está colaborando com as investigações e reforçou seu compromisso com a transparência e o combate a irregularidades no serviço público.