Acre tem menor índice de arborização urbana do Brasil, aponta Censo 2022

 

O Acre tem a menor taxa de arborização urbana entre todos os estados do Brasil, de acordo com dados do Censo 2022 divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As informações fazem parte do levantamento sobre as condições urbanísticas no entorno dos domicílios.

A arborização nas áreas urbanas é fundamental para amenizar o clima, melhorar a qualidade do ar e promover o bem-estar da população. Contudo, a distribuição de áreas verdes nas cidades ainda é bastante desigual entre as regiões do país.

No Acre, apenas 42,1% da população urbana vivia em ruas com presença de árvores em 2022. No vizinho estado do Amazonas, esse índice era de 44,6%. Segundo o levantamento, os estados da região amazônica tiveram os menores percentuais.

Em contraste, as unidades federativas da região Centro-Oeste apresentaram os melhores resultados, todas com mais de 80% da população urbana morando em vias com pelo menos uma árvore.

Em âmbito nacional, cerca de um terço da população urbana — o equivalente a 58,7 milhões de pessoas — vivia, em 2022, em ruas totalmente desprovidas de árvores. Dos 114,9 milhões de brasileiros residentes em áreas arborizadas, a maioria habitava locais com pelo menos cinco árvores.

No ranking das capitais, Rio Branco aparece na 25ª colocação em arborização urbana, com apenas 39,9% das ruas com árvores, superando apenas São Luís (MA) e Salvador (BA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *