Encenação da Paixão de Cristo emociona milhares na Sexta-feira Santa em Rio Branco

Por Fabiano Azevedo

A Sexta-feira Santa, 18, foi vivida com intensidade, fé e emoção no Centro de Rio Branco. O ponto alto da tradicional Procissão do Cristo Morto deste ano foi a encenação da Paixão de Cristo, realizada pelo grupo Totus Tuus na Concha Acústica, marcando de forma comovente o encerramento da via-sacra.

O espetáculo teatral atraiu a atenção de milhares de fiéis, que acompanharam em silêncio a dramatização dos últimos momentos de Jesus Cristo. Com figurinos simbólicos, trilha sonora tocante e interpretações marcantes, a apresentação reforçou o espírito de reflexão que envolve a data, uma das mais importantes para os cristãos.

A procissão teve início na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, um dos principais marcos da fé católica em Rio Branco. Neste ano, o trajeto foi estendido até a Concha Acústica — mudança necessária em razão das obras de reforma no Palácio Rio Branco, local onde tradicionalmente se encerrava a celebração.

Durante todo o percurso, as ruas centrais da cidade foram tomadas por uma multidão em oração. Em clima de respeito e devoção, fiéis de todas as idades caminharam em silêncio, muitos vestidos de branco, portando cruzes, velas e terços, revivendo simbolicamente os passos de Cristo rumo ao Calvário.

Em entrevista o padre Manoel Costa destacou a dimensão espiritual da celebração, convidando a comunidade à reflexão:

— Hoje é Sexta-feira Santa, dia do Senhor. Essa caminhada tem um sentido profundamente espiritual. Seguimos os passos do nosso Salvador, que enfrentou o Calvário por nós. É um gesto de fraternidade, comunhão e participação. Que possamos todos caminhar de mãos dadas, na direção que o Senhor nos indica — disse o religioso.

Momentos de fé intensa foram registrados durante a transmissão da procissão. Fiéis descalços chegaram ao final da caminhada em gesto de penitência. “Isso aqui é uma penitência pra gente pagar aquilo que deve em vida. Sempre vale a pena quando se trata de Deus”, afirmou Andreas, da Paróquia Sagrada Família.

A jovem Emanuele, da Paróquia São Paulo Apóstolo, também compartilhou a emoção de participar do evento. “A gente esperou desde ontem. Ensaiamos com os coroinhas e viemos todos muito animados”, contou.

Entre as autoridades presentes, o prefeito Tião Bocalom acompanhou o cortejo e destacou a importância do momento:
— Estamos aqui principalmente para servir. Mais de 30 mil pessoas estiveram presentes. É uma procissão de fé. Precisamos fortalecer cada vez mais a nossa fé para continuar amando e servindo ao próximo — declarou.

A Procissão do Cristo Morto de 2025 reafirmou mais uma vez a força da espiritualidade e da tradição cristã em Rio Branco, unindo a cidade em um gesto coletivo de fé e esperança.

Fotos: Sérgio Vale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *