Liga dos Camponeses Pobres (LCP) volta a atacar em Rondônia, deixando trabalhadores feridos e desaparecidos

O grupo sem-terra Liga dos Camponeses Pobres (LCP), não reconhecido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e conhecido por suas invasões violentas no interior de Rondônia e com ramificações no Acre, voltou a agir no estado vizinho.

De acordo com as forças de segurança de Rondônia, um grupo armado ligado à LCP emboscou trabalhadores de uma fazenda na zona rural de Machadinho do Oeste. Durante o ataque, uma vítima ficou gravemente ferida e foi encaminhada para um hospital, enquanto outros trabalhadores fugiram e estão desaparecidos, sendo procurados até o dia seguinte.

A LCP tem um histórico de violência, invadindo propriedades, expulsando moradores, loteando terras e vendendo-as. No início do mês, o grupo realizou uma invasão no distrito de União Bandeirantes, em Porto Velho, alegando necessidade de terra para trabalhar e produzir alimentos, mas mantendo segurança armada e impedindo o retorno do proprietário. A polícia foi acionada para restaurar a ordem e, em cumprimento a ordens judiciais, destruiu acampamentos e prendeu 20 membros da LCP, apreendendo mais de 50 armas, incluindo facões e espingardas.

A CPT, embora tenha repudiado a ação policial, afirmou que não tem vínculo com a LCP. Desses 20 presos, apenas dois líderes do grupo permaneceram detidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *