Fabiano Azevedo do Site Amazônia Agora
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, se reuniu nesta quarta-feira (7) com os secretários estaduais de Governo e Obras Públicas para tratar do início da construção do Complexo Viário da Avenida Ceará, uma das obras de infraestrutura mais aguardadas da capital acreana. A reunião também contou com a participação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), devido ao impacto direto da obra na mobilidade urbana.
Durante o encontro, o secretário de Obras Públicas, Ítalo Lopes, informou que a maior parte das desapropriações necessárias já foi concluída e os proprietários indenizados. Segundo ele, o próximo passo será o início das escavações para a implantação das estacas-hélice contínuas, processo essencial para a construção do viaduto. As obras devem começar ainda no mês de maio e se estender até agosto.
“Vamos iniciar pelas quatro alças do complexo. Após isso, entraremos em uma nova fase de execução, que será discutida mais adiante”, explicou Ítalo.
Por se tratar de uma das avenidas mais movimentadas de Rio Branco, a RBTrans está elaborando um plano de rotas alternativas para minimizar os transtornos no trânsito. De acordo com o diretor de Trânsito da autarquia, Jairo Cavalcante, o transporte coletivo não sofrerá alterações nas rotas inicialmente, mas mudanças poderão ocorrer conforme o avanço da obra.
“Mais adiante, vamos discutir o fechamento total do trecho entre as avenidas Ceará e Getúlio Vargas, dependendo da construção das alças para garantir o escoamento do tráfego”, disse.
O prefeito Tião Bocalom destacou que o crescimento urbano de Rio Branco exige soluções modernas para o trânsito e agradeceu ao Governo do Estado pelo empenho em viabilizar o projeto.
“Estou feliz em ver a cidade ficando mais moderna e bonita. A prefeitura está pronta para colaborar, inclusive a RBTrans está acompanhando de perto, junto com o Ministério Público, as alternativas de rotas para minimizar os impactos”, afirmou.
O Complexo Viário da Avenida Ceará será o terceiro da capital. O primeiro foi o viaduto Beth Bocalom e o segundo, o viaduto Mamedio Bittar, com entrega prevista ainda para este ano.
“O povo de Rio Branco vai ganhar com essa obra. Vamos enfrentar alguns transtornos, sim, mas eles passam e a melhoria fica. Vamos confiar no projeto”, finalizou o prefeito.