Da Redação do Site Amazônia Agora
Seis pessoas acusadas de envolvimento na morte brutal de Josué Vieira Santos, de 55 anos, serão julgadas nesta quinta-feira, 22, no plenário da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. A vítima foi espancada no bairro Custódio Freire, em abril de 2023, e morreu dias depois em decorrência dos ferimentos.
Os réus — Alexandre Ribeiro da Silva, Lucigleison da Silva Coelho, Jhulya Aline da Silva Gomes, Móises Matos de Souza, Vítor de Souza Vargas e Edcarlos Barbosa da Silva — respondem por homicídio qualificado, com agravantes de meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima.
Segundo as investigações da Polícia Civil, Josué foi atacado no dia 29 de abril de 2023, em um bar localizado na região do bairro Custódio Freire, por supostos membros de uma facção criminosa. O homem teria sido alvo de um “corretivo” após ser acusado de furtos na comunidade. Ele foi agredido violentamente com pauladas e barras de ferro, sendo socorrido por moradores, mas acabou falecendo no Pronto-Socorro de Rio Branco, no dia 3 de maio.
O julgamento será conduzido pelo juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri e deve contar com o depoimento de testemunhas, apresentação de provas pela acusação e defesa, além dos interrogatórios dos réus. A sessão está prevista para durar todo o dia.
O caso causou grande comoção na comunidade, principalmente pela brutalidade do crime e pela suspeita de envolvimento de organização criminosa na execução do chamado “tribunal do crime”.