Lula empata com Bolsonaro e mais 4 em segundo turno em 2026, diz Quaest

Uma nova rodada da pesquisa Quaest divulgada nesta quinta (5) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empataria com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que segue inelegível pela Justiça, se as eleições de 2026 fossem hoje. O levantamento mostra ambos com 41% das intenções de voto.

 

De acordo com a Quaest, as intenções de voto em Lula em um eventual segundo turno com Bolsonaro caíram 3 pontos percentuais na comparação com o apurado em março (44%), enquanto que o ex-presidente subiu 1%.

 

Lula (PT): 41% (entre 39% e 43%);

 

 

Bolsonaro (PL): 41% (entre 39% e 43%);

 

Indecisos: 5%;

 

Branco/nulo/não vai votar: 13%.

 

O instituto ouviu 2.004 pessoas entre os dias 29 de maio e 1º de junho em 120 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%.

 

A nova rodada da Quaest apontou que 66% dos entrevistados afirmam que Lula não deveria se candidatar à reeleição em 2026, um crescimento de 4 pontos na comparação com a pesquisa anterior de março. Isso se reflete no percentual daqueles que são favoráveis à sua reeleição, que passou de 35% para 32%.

 

Isso se reflete na queda das intenções de voto da pesquisa divulgada nesta quinta (5) na comparação com a anterior de março, além do aumento da desaprovação de Lula por mais da metade dos brasileiros, acima dos índices de aprovação.

 

No entanto, o ex-presidente Bolsonaro – que segue inelegível pela Justiça – também tem uma alta rejeição para tentar se candidatar no ano que vem: 65% afirmam que ele deveria abrir mão da candidatura agora e apoiar outro candidato. Já 26% são favoráveis que ele mantenha a intenção de disputar um segundo mandato.

 

Amplo empate técnico

 

Caso ele venha a desistir de se candidatar, os brasileiros ouvidos pela Quaest apontam o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) (17%), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) (16%) e o governador paranaense Ratinho Jr. (PSD-PR) (11%) como os principais nomes da direita para disputar a presidência em 2026.

 

Em uma eventual disputa de segundo turno, Lula empataria tecnicamente com Tarcísio, Michelle, Ratinho Jr. e Eduardo Leite (PSD-RS), mas sairia à frente dos demais candidatos que podem se lançar pela oposição para as eleições do ano que vem.

 

Disputa com Tarcísio

 

Lula (PT): 41% (entre 39% e 43%);

 

Tarcísio de Freitas (Republicanos): 40% (entre 38% e 42%);

 

Indecisos: 5%;

 

Branco/nulo/não vai votar: 14%.

 

Na comparação com a pesquisa anterior, as intenções de voto em Lula recuaram 2 pontos percentuais (portanto, dentro da margem de erro), enquanto que Tarcísio avançou 3 pontos.

 

Disputa com Michelle

 

Lula (PT): 43% (entre 41% e 45%);

 

Michelle Bolsonaro (PL): 39% (entre 37% e 41%);

 

Indecisos: 4%;

 

Branco/nulo/não vai votar: 14%.

 

Com a ex-primeira-dama, Lula teve um recuo de 1 ponto na comparação com a pesquisa anterior, e Michelle avançou 1.

 

Disputa com Ratinho Jr.

 

Lula (PT): 40% (entre 38% e 42%);

 

Ratinho Jr. (PSD): 38% (entre 36% e 40%);

 

Indecisos: 5%;

 

Branco/nulo/não vai votar: 17%.

 

O governador paranaense avançou 3 pontos na comparação com a pesquisa anterior, enquanto que Lula recuou 2 (dentro da margem de erro).

 

Disputa com Eduardo Leite

 

Lula (PT): 40% (entre 38% e 42%);

 

Eduardo Leite (PSD): 36% (entre 38% e 34%);

 

Indecisos: 5%;

 

Branco/nulo/não vai votar: 19%.

 

Não foi apresentada a evolução das intenções de voto de Leite no período

 

FONTE: GAZETA DO POVO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *