Chef ensina técnica fácil para deixar o vinho gelado por mais tempo

Para algumas pessoas, tornou-se tradição abrir uma garrafa de vinho toda semana e, a cada dia, tomar uma taça enquanto assiste a uma série, lê um livro ou conversa com um amigo. Outros indivíduos bebem o rótulo de uma única vez. Em algumas ocasiões, a bebida fica quente, e acaba atrapalhando o programa relaxante ou divertido.

Aos aficionados por degustar uma tacinha de vinho, o chef João Felippe, do perfil do Instagram OlhaQLoko, compartilha uma dica infalível para manter a bebida gelada por mais tempo. De acordo com o influenciador de gastronomia e ex-MasterChef Brasil, a técnica consiste em colocar uvas congeladas na hora de consumir o vinho.

Segundo o especialista, a bebida à base de uva dispõe de teor alcoólico, muitas vezes, maior do que o da cerveja. Ele complementa que a ingestão costuma ser feita de forma mais lenta. “Em uma festa, o vinho dura por mais tempo na taça”, sustenta.

influenciador de gastronomia salienta que alguns tipos da bebida precisam de uma temperatura apropriada para serem desfrutados “da maneira correta”, a exemplo dos vinhos brancos e frisantes. Já as versões tintas podem ser servidas em temperatura ambiente ou não muito geladas.

“Para resolver essa questão de manter os vinhos — principalmente os brancos — gelados por mais tempo, algumas pessoas cometem o erro de colocar gelo dentro da bebida. Isso vai aguá-lo e mudar o sabor. Uma opção é colocar uvas congeladas. Isso fará com que o vinho se mantenha gelado”, pontua.

Truque do vinho gelado por mais tempo

A seguir, a mente à frente do perfil OlhaQLoko detalha como colocar em prática a dica:

O influenciador de gastronomia argumenta sobre as uvas terem um “invólucro”, uma pele que impede a polpa de se misturar com o vinho que está sendo servido.

“A uva funciona mesmo como uma pedrinha de gelo, diferentemente, por exemplo, de colocar um kiwi cortado, pois na medida em que descongelar, vai contaminando o drinque com o sabor. Isso acontece com as caipirinhas”, comenta o ex-MasterChef.

Na avaliação do chef de cozinha, a uva tem “essa peculiaridade de parecer uma pedra de gelo”. “A parte de dentro da fruta, a polpa, está congelada, enquanto a pele, que fica do lado de fora, isola essa polpa”, esclarece João Felippe.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *