Inter, River ou Monterrey: como regra da Fifa pode decidir grupo mais embolado da Copa de Clubes

Por Julia Mazarin — São Paulo

 


River Plate 0 x 0 Monterrey | Melhores momentos | Copa do Mundo de Clubes 2025

Assista também no

–:–/–:–

River Plate 0 x 0 Monterrey | Melhores momentos | Copa do Mundo de Clubes 2025

A situação do Grupo E da Copa do Mundo de Clubes está indefinida. Inter de Milão, River Plate e Monterrey seguem vivos na briga por uma vaga nas oitavas de final da competição, enquanto o Urawa Reds cumpre tabela na última rodada. Em meio a isso, os critérios de desempate estabelecidos pela Fifa para o torneio podem beneficiar ou prejudicar qualquer uma das três equipes.

Inter e River se enfrentam nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), em Seattle. No mesmo dia e horário, Urawa Reds e Monterrey completam a rodada em Los Angeles. As duas primeiras equipes somam quatro pontos, enquanto o time mexicano tem dois e ainda acredita na classificação.

Inter de Milão 2 x 1 Urawa Reds | Melhores momentos | Copa do Mundo de clubes

Assista também no

–:–/–:–

Inter de Milão 2 x 1 Urawa Reds | Melhores momentos | Copa do Mundo de clubes

O principal critério de desempate adotado pela Fifa para o torneio é o confronto direto. Depois dele, a entidade máxima utiliza uma série de outros fatores para resolver a classificação.

São eles, na ordem:

  1. Saldo de gols nos confrontos diretos (em caso de empate triplo);
  2. Número de gols marcados nos mesmos;
  3. Saldo de gols em todas as partidas;
  4. Números gerais de bolas na rede;
  5. Fair play de cartões (-1 ponto por amarelo, -3 por dois amarelos, -4 por cartão vermelho e -5 por amarelo seguido de vermelho);
  6. E, caso necessário, um sorteio.

 

River Plate e Monterrey disputam vagas nas oitavas da Copa de Clubes — Foto: Stu Forster/Getty Images via AFP

River Plate e Monterrey disputam vagas nas oitavas da Copa de Clubes — Foto: Stu Forster/Getty Images via AFP

A grande chave para o uso ou não dos critérios do desempate será uma eventual vitória do Monterrey. Nesse caso, o clube mexicano vai a cinco pontos e torce para que haja um vencedor em Inter x River – que também se classificaria, com sete, na liderança.

Para que Monterrey se beneficie dessa mudança de regra da Fifa, é necessário que vença o Urawa e conte com um empate entre River Plate e Inter de Milão. Nesse caso, os cenários são os seguintes:

Possíveis cenários no Grupo E

Vitória da Inter Inter classificada em 1º e Monterrey em 2º
Empate em 0 a 0 Inter em 1º e Monterrey em 2º
Vitória do River River em 1º e Monterrey em 2º
Empate em 1 a 1 Inter em 1º e avança em 2º quem tiver melhor saldo
Empate em 2 a 2 Inter em 1º e River Plate em 2º

Até aqui, o River Plate tem +2 de saldo e o Monterrey 0. Portanto, caso o duelo entre Inter e River termine empatado em 1 a 1 (o que igualaria tudo nos confrontos diretos), os mexicanos precisam vencer os japoneses por três ou mais gols de diferença.

Caso Inter e River empatem em dois ou mais gols, ambos se classificam pelo critério dos gols marcados nos confrontos diretos entre os três times.

Em coletiva realizada nos Estados Unidos, o treinador do River Plate, Marcelo Gallardo, se mostrou descontente com a mudança de regras em caso de empate numérico.

— Não faz sentido que eu discorra sobre isso. Não preciso falar. Muitas coisas são injustas, mas estão no regulamento e são assim. Vamos jogar com muita cabeça. Vejo o copo meio cheio em termos de tabela, fomos os únicos que impusemos nosso ritmo logo na primeira rodada. Vamos ver — disse o argentino.

As equipes que se classificarem esperam a definição do Grupo F, que conta, no momento, com Fluminense líder e Borussia Dortmund vice.

Veja também

Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *