Com direito a aplausos, emoção e orgulho, o governo do Acre realizou, nesta segunda-feira (7), a solenidade de encerramento do curso de formação de 308 novos policiais penais, que agora estão aptos a reforçar o sistema prisional do estado. O evento aconteceu no espaço Maison Borges, em Rio Branco, e reuniu familiares, autoridades e convidados.
A cerimônia foi marcada pela entrada vibrante dos formandos, que receberam o reconhecimento dos presentes após 90 dias de intenso treinamento físico, técnico e psicológico. O investimento total no curso foi de R$ 3.643.625,46, incluindo bolsas, materiais e estrutura — recurso oriundo do próprio governo estadual.
A equipe do Amazônia Agora esteve presente na solenidade e entrevistou a vice-governadora Mailza Assis, que falou sobre a importância da qualificação dos novos servidores.
“É importante o treinamento e a qualificação desses profissionais para lidarem com situações extremas, e assim a gente garante mais reinserção, melhor modo de vida dentro da cadeia e, possivelmente, claro, quando saírem das penitenciárias. Desejo a todos sucesso nessa profissão e agradeço ao nosso governador por todo o empenho, todo o investimento feito para que esse curso fosse realizado e esse reforço viesse na hora certa”, declarou Mailza ao Amazônia Agora.
Durante a solenidade, os novos policiais penais se emocionaram ao relembrar os desafios enfrentados no curso. A formanda Rosy Pita, natural do interior do estado, destacou a superação pessoal em sua jornada:
Agora formados, os novos policiais penais aguardam convocação oficial e informações sobre os locais onde serão lotados. O reforço chega em um momento importante, em que o estado busca modernizar e fortalecer o sistema carcerário, com foco na segurança e na ressocialização.