Fabiano Azevedo do Site Amazônia Agora
O Corpo de Bombeiros do Acre segue atuando no combate a um incêndio que atinge uma extensa área de vegetação entre os bairros Defesa Civil e Caladinho, na parte alta de Rio Branco. A ocorrência foi registrada na manhã desta terça-feira (8) e mobilizou várias equipes.
Segundo o tenente Siriano, do Corpo de Bombeiros, o chamado chegou ao Centro de Operações por volta de 12h20, inicialmente como um pedido de apoio à equipe que já estava atuando no bairro Jorge Lavocat. Em pouco tempo, o fogo se espalhou rapidamente e se dividiu em duas frentes.
— Uma das frentes subiu para a parte mais alta da região, e a outra desceu em direção ao Jorge Lavocat. Posicionamos a viatura em pontos estratégicos para combater o que chamamos de cabeça e dedos do fogo — explicou o tenente.
Os bombeiros concentraram os esforços na proteção de uma residência cercada por vegetação. O fogo chegou próximo a um comércio da região, mas uma das frentes já foi controlada. Ainda assim, o risco de reignição continua.
— O vento está correndo forte aqui na parte alta, o que favorece o alastramento das chamas. Estamos monitorando a descida do morro, que ainda é a área mais crítica — acrescentou.
O tenente também alertou a população sobre os perigos das queimadas próximas a residências.
— Muita gente acha que pode controlar o fogo por experiência, mas uma rajada de vento é suficiente para espalhar as chamas. Mesmo com aceiros, o fogo pode fugir do controle — alertou.
A orientação é que qualquer princípio de incêndio seja comunicado imediatamente ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.