5 hábitos que fazem uma grande diferença na saúde, segundo experts

A longo prazo, pequenos hábitos podem ser os grandes responsáveis pela saúde do organismo. Desde beber a quantidade ideal de água todos os dias até praticar atividades físicas, mudanças diárias garantem a longevidade.

Com isso em mente, a coluna Claudia Meireles conversou com a médica pós-graduada em nutrologia, adequação nutricional e manutenção da homeostase endócrina Elodia Ávila e com o professor de yoga, quiroprata e terapeuta natural Francisco Kaiut para saber como transformar seu bem-estar por meio de medidas simples.

5 práticas para ter uma vida mais longa e saudável

Cuidar da alimentação

Elodia Ávila indica fugir dos industrializados; moderar o consumo de gorduras, açúcar e sal; e focar em alimentos naturais, como frutas, verduras, oleaginosas, alimentos integrais e orgânicos.

Além disso, a médica acrescenta: “Beba bastante água diariamente. Essas são as dicas mais importantes para ter uma vida saudável. São poderosas.”

Praticar atividades físicas

Getty Imagesfoto colorida de duas pessoas 65+ praticando exercício físico ao ar livre
Os exercícios físicos são a chave para a longevidade

De acordo com Elodia Ávila, o corpo não foi feito para ficar parado. “Se você for sedentário, tem menos chances de se manter ativo com o passar dos anos”, destaca.

“Foque em manter a massa muscular para evitar quedas no futuro, fortalecer os ossos e proteger as articulações, bem como outros benefícios para a saúde cardiovascular e cerebral.”

Ter um sono de qualidade

Getty Images
Com o estresse da rotina, é essencial ter momentos de descanso

Dormir bem é essencial a quem deseja uma vida saudável. De acordo com a médica, um sono de qualidade previne doenças neurodegenerativas e fornece mais energia para o dia a dia.

Para conquistar um bom descanso, Elodia Ávila diz que é preciso “evitar telas à noite e monitorar condições que podem afetar bastante a qualidade do sono”.

Buscar uma vida leve

De acordo com a médica, os hábitos anteriores aumentam as chances de viver mais e de maneira saudável, mas eles não devem ser um fardo. Ela ressalta que o segredo é ter uma uma vida leve, valorizar momentos de felicidade, gostar de cuidar da saúde, ter amigos e viajar. “Ser feliz da sua forma é o que te mantém de pé todo dia.”

Praticar yoga

O professor de yoga Francisco Kaiut destaca que, quando se trata de longevidade saudável, a yoga é uma das práticas mais indicadas, pois impacta na vitalidade e disposição diária. “Tem uma ação global; age na chamada ‘saúde integral’; e cuida do corpo, da mente e da mobilidade.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *