A manhã desta terça-feira (15) começou com alerta para a qualidade do ar em Rio Branco, que foi classificada como insalubre para grupos sensíveis, segundo dados da plataforma internacional IQAir, especializada no monitoramento da poluição atmosférica em todo o mundo.
De acordo com a aferição feita por um sensor instalado no bairro Tucumã, a capital acreana registra um nível de 39 µg/m³ (microgramas de partículas finas inaláveis por metro cúbico), 7,8 vezes acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O índice representa risco principalmente para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, que devem evitar atividades ao ar livre e fazer uso de máscaras para se proteger.
Outros cinco municípios acreanos também apresentaram níveis de poluição, mas em menor escala. Epitaciolândia (22,7 µg/m³), Brasiléia (11,3 µg/m³), Senador Guiomard (10 µg/m³), Bujari (10 µg/m³) e Xapuri (10 µg/m³) foram classificados com qualidade do ar moderada. Nestes locais, a recomendação é utilizar máscaras em áreas externas, manter ambientes fechados com purificadores de ar, e evitar exercícios físicos ao ar livre.
Vale destacar que os dados da IQAir são dinâmicos e podem mudar a qualquer momento, dependendo das condições climáticas e do nível de poluentes no ar.
🚨 Atenção redobrada para a saúde respiratória!
✍️ Fabiano Azevedo – Site Amazônia Agora