A sexta onda de frio polar de 2025 deve atingir o Acre a partir da tarde desta quinta-feira, 17, trazendo ventos intensos e queda significativa nas temperaturas em todo o estado. A previsão é do pesquisador meteorológico Davi Friale, que publicou novo boletim nesta quarta-feira, 16.
Segundo Friale, os efeitos da friagem serão sentidos com mais força entre sexta-feira, 18, e segunda, 21, quando as temperaturas mínimas devem oscilar entre 13 e 16°C em Rio Branco, Brasileia e municípios próximos, e entre 16 e 19°C no vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul.
Além da queda nas temperaturas, os ventos de sudeste devem provocar sensação térmica ainda mais baixa. Na sexta, por exemplo, a máxima prevista para a capital é de 26°C.
Ainda conforme o pesquisador, a sensação térmica será inferior à temperatura registrada, devido aos fortes ventos que acompanham a frente fria.
Apesar do tempo firme nos dias seguintes, há possibilidade de chuvas rápidas e pontuais nesta quinta-feira, especialmente no centro do estado e na região do Juruá.
Cidades vizinhas também devem sentir os efeitos do fenômeno. Em Boca do Acre (AM), por exemplo, as mínimas devem variar entre 15 e 18ºC durante o fim de semana.
A friagem chega ao Acre vinda da Antártica, deslocando-se pelas planícies entre o Planalto Brasileiro e a Cordilheira dos Andes. Essa configuração geográfica facilita a entrada de massas de ar polar na região amazônica, fenômeno comum nos meses de inverno.