Encontrado em diversas regiões do Brasil, o jambo é uma fruta com “grande potencial funcional”, conforme explica a nutricionista Carla de Castro. Entre o leque de benefícios, consta a contribuição para a prevenção de doenças cardiovasculares, como o infarto. A especialista frisa que essa “ação protetora” tem relação com a presença de ativos antioxidantes.
Presentes na fruta, os compostos antioxidantes — flavonoides e as antocianinas — “ajudam a reduzir os danos causados pelos radicais livres, combater inflamações e proteger os vasos sanguíneos“, segundo a expert em nutrição. “O jambo contém fibras solúveis, que auxiliam no controle do colesterol e da glicemia, favorecendo a saúde do coração“, acrescenta.
Vitamina C: fortalece o sistema imunológico e combate o estresse oxidativo.
Potássio: ajuda no controle da pressão arterial.
Fibras: melhoram o trânsito intestinal, o metabolismo da glicose e a absorção de gorduras.
Colesterol
Quanto à redução do colesterol e triglicerídeos, Carla esclarece que o jambo “pode ser um coadjuvante natural”. “Suas fibras ajudam a reduzir a absorção de gorduras no intestino, e os compostos bioativos melhoram o perfil lipídico, contribuindo para o equilíbrio do colesterol total e para a diminuição dos níveis de LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos”, garante.
Um dos benefícios do consumo da fruta é a redução do colesterol
“Incluir alimentos como o jambo na alimentação pode contribuir, ainda que de forma indireta, para o equilíbrio emocional, a regulação do humor e até a qualidade do sono”, enfatiza. A nutricionista adiciona: “Em outras palavras, é uma fruta que também cuida da saúde mental.”